"Alda Carvalho será a nova presidente do INE" in Jornal de Negócios On Line

Antes de mais, espero que a primeira presidente da história do INE consiga cumprir na íntegra o mandato de três anos. E que a não ser assim, só se justifique a interrupção por motivo de força maior ou por comprovada incompetência da equipa. Não é nada abonatório para a credibilidade da instituição sucederem-se as direcções sem que cumpram os respectivos mandatos, seja qual for o pretexto de cada momento.

Faço também votos para que a próxima direcção (daqui a três anos) seja designada  por um método mais moderno, ou por outras, por um método que confira maior credibilidade ao factor "independência política" que, juntamente com a competência técnica, deverá ser crucial para a utilidade de um INE em qualquer país. Talvez uma escolha do Governo condicionada a um leque de nomes sugeridos pelo conselho superior de estatística, não sei…

No momento actual, o INE está demasiado dependente da verticalidade estrita da pessoa escolhida; faltam blindagens vitais no enquadramento legal do INE que complementem essa verticalidade ou que mitiguem a falta dela.

Sem essa clarificação, sem uma aposta na emancipação do INE (mesmo em termos financeiros), dificilmente se conseguirá manter a defesa da instituição enquanto garante último  da imparcialidade face à produção e análise de informação estatística fundamental para o país.

Como disse no post anterior, não será dificil fazer melhor. Votos de bom trabalho!

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading