Categories
Desporto

O Sporting perdeu (act.)

19 de Setembro de 2005 -> Nacional 2: Sporting 1

02 de Outubro de 2005 -> Paços de Ferreira 3: Sporting 0

16 de Outubro de 2005 – > Sporting 0: Académica 1

09 de Dezembro de  2005 – > Sporting 0: E. Amadora 1

Além do momento único da noite onde em uníssono a claque do Porto e as adeptos do Sporting cantaram… "Barcelona", fica a memória – ainda que Quaresma devesse ter sido expulso e ainda que tenha havido uma grande penalidade por marcar contra o Porto quando este estava já a ganhar – fica a memória dizia de o campeonato ter voado naquelas marcas tristes ali de cima. Marcas muito mais dolorosas do que a hoje coleccionada. Uma oportunidade improvável que nos permitiu sonhar.

Hoje a equipa saiu de campo com aplausos, não tanto pelo brilhantismo, mas mais pelo respeito para com a camisola, sublinhando menos as razões para ficar triste. Como diria o Jorge Perestrelo, nesta noite os deuses do Futebol não estiveram com o Sporting.

Jogo fraco, com três equipas muito pouco esclarecidas. Jogou-se muito pouco futebol. Em duas horas houve dois ou três momentos de magia e quase todos de beleza defensiva. E já agora, alguém quer comparar a superioridade do Porto hoje em Alvalade com a do Sporting na Luz? E contudo, ambas valeram os mesmos 3 pontos…

Temos treinador, alguns jogadores chave que até não são emprestados e, conseguindo os cifrões da liga dos campeões (mais 4 finais) talvez tenhamos mesmo mais hipóteses de recuperar o caneco sem começar com uma dúzia de pontos de atraso… para o ano.

Adenda: é mais fácil ser equilibrado quando ganhamos. Exagera-se… pelo menos um pouco.

Adenda II: Um bom exemplo efectivamente equilibrado pode encontrar-se aqui.
  

9 replies on “O Sporting perdeu (act.)”

Os gajos foram um bocadinho melhor, e tiveram uma ajudinha da tal equipa de arbitragem pouco esclarecida.
Falo da facilidade com que se mostravam cartões amarelos ao Sporting, não acontecendo o mesmo com o Porto.
O Paulo Bento é treinador para continuar, gostei da atitude de querer ganhar o jogo e o assumir no final porque o fez. Tem raça de Leão, mesmo sendo uma ave.
Foi pena… parece que nos últimos tempos claudicamos no final, espero agora, que a equipe não veja fantasmas, porque os benfas estão logo aí atrás.

Um abraço e saudações Leoninas.

OS tipos mereceram. E o árbitro, se foi chato, acho que foi idóneo. Nem vale o “não foi pelo árbitro” deixando subentendidos. Os malditos jogaram mais e têm uma bela equipa (vi o jogo com o braga e eles jogaram esplenderosamente, e empataram)
Ao sporting resta o consolo de uma boa época, e a esperança de não vender ao desbaratos o eixo desta equipa (custódio, caneira, moutinho). E também a de nos sair um adversaário eliminável na pré-eliminatória da liga dos campeões [escrevo antes do benfica-marítimo, a roubalheira dos ultimos 3 jogos lampiões tem sido tal que tudo se adivinha]

Concordo.

A roubalheira continuou – os 6 minutos de compensação foram escandalosos. Mas desta vez não chegou para somarem os 3 pontinhos… Já podemos perder com o Braga e dar-lhes uma boa oportunidade de ficarem em terceiro.
Um abraço.

É sempre bom ler textos equilibrados de “bons perdedores”. Será do habito? ;)))
Reconheço que nós portistas e os lampiões somos bastante mais quezilentos nestas alturas.

Cá para mim os arbitros deviam dar sempre 6 ou mais minutos d ecompensação nos jogos em que uma equipa passa o tempo a fazer anti-jogo. Ouvi, mal, o jogo na radio e não faço ideia se foram ou nao justificados. Agirá o juiz sempre assim, quando em causa nao estiver o benfica?
O braga é que vè o 3º por um canudo, patetas 🙂

Rui,
O Sporting perdeu o campeonato com alguns jogos desastrosos na primeira volta.
O Porto teve apenas uma ponta de sorte neste jogo. E isso valeu-lhe a vantagem.

O hábito é capaz de ajudar, mas também quero acreditar que há mais qualquer coisa… Eu sei que há mais qualquer coisa. Não é preciso ser bronco e rude para viver o espectáculo e o nosso clube 😉

Quanto às contas do jogo, as minhas estatísticas são assim: para seguir o critério do jogo da Luz (que teve muito menos cartões, muito menos faltas, anti-jogo quase inexistente, as mesmas substituições e menos assistências a jogadores “lesionados” ), em Alvalade o jogo deveria ter tido cerca de 12 minutos de compensação (mais 30′ por cada cartão a mais, por exemplo). Em Alvalade a compensação indicada pelo 4º árbitro foi de 5 minutos.
É caso para concluir junto da APAF: são outras regras, é outro futebol.

Realmente o Braga deitou tudo a perder, de várias maneiras… Talvez o Benfica ainda lhes dê uma segunda oportunidade.

Divago, ainda há muito campeonato pela frente e o Sporting quando perde o olho no título, no final dos campeonatos tende a entrar em descalabro. De qualquer forma estou confiante de que não será bem assim desta vez. Esta semana o SCP tem de vingar na reboleira a derrota sofrida em Alvalade.
E vocês, quantos vão dar ao Leiria?

A verdade é que PB quase conseguia o milagre! Pegar numa equipa a meio da prova, dada como cadáver, e levá-la à discussão do título até 4 jornadas do fim, entre crises directiva, etc e tal, dá-nos alento para o futuro, pelo menos. Mas não consigo deixar de escapar uma sensação de dejá vu com a época passada. Oxalá me engane e o wishfull thinking do Rui se confirme, com o Sportig a terminar o campeonato com mais 4 vitórias. Afinal até estávamos a tomar-lhe o gosto … A ver se para o ano não damos tanta cambalhota.
A crónica do Público diz que o “mister” PB errou ao não tirar o “velho” SP em vez do jovem CM, para meter o Nani, e que não devia ter arriscado 3 defesas no final com o ataque do Porto (até tremo só de pensar). Eu não pude ver o jogo para o julgar. Foi assim?

Ricardo:
O carlos martins também estava amarelado e sinceramente parecia-me que já tinha esgotado a dose de determinação que lhe permitiram uma ou duas tiradas assombrosas durante a 1ª parte. PB errou?
Só se foi por não ter tirado os dois. Naquele caso, SP ainda não tinha feito grande coisa mas também não tinha dado a entender que faria o que fez. É um disparate dizer que foi um erro -enquandra-se nas críticas do tipo “Agora é fácil!”.

Não deveria ter arriscado 3 defesas no final?
Bom aqui as opiniões dividem-se mas eu estou sem pestanejar com PB.
A jogar em casa com o lider, a 4 jornadas do fim, talvez com a última oportunidade de passar para a frente deveriamos empastelar o jogo e tentar o empate? Tinhamos ficado com menos um e depois voltámos a ficar 10 para 10. PB tentou aproveitar a oportunidade para tentar ganhar. Fiquei satisfeito por ver que Paulo Bento sabendo ser calculista (ganhamos alguns jogos à conta disso) também tem a perfeita noção do que é razoável num momento chave.
O Sporting não estava a ser sufocado pelo Porto e tinha a casa cheia de adeptos, que outra coisa seria razoável fazer se não tentar o tudo por tudo?

Comments are closed.