Categories
Palavras dos Outros

Da imprensa (act.)

Mãos Sujas

“Será possível exercer política permanecendo inocente, isto é, sem nunca praticar actos moralmente errados?” (com ligação)


De João Cardoso Rosas na página dois do Diário Económico.

5 replies on “Da imprensa (act.)”

“(…) Assim, sujar as mãos alguma vez, ou algumas vezes, parece inevitável, pelo menos para aqueles que têm uma carreira política longa e com responsabilidades. Os maus políticos fazem-no de um modo torpe. Mas também os melhores políticos não podem deixar de o fazer, ainda que de uma forma não comparável e com a melhor das intenções. Porém, se estes políticos forem seres humanos normais e minimamente reflexivos, também não deixarão de sentir na consciência o peso dos seus actos. Será que podem livrar-se do remorso? Será que podem lavar as mãos depois de as terem sujado? (…)”

Pois é… Mesmo a ‘boa’ política deve ser para homens e mulheres de ‘barba rija’.
Um abraço.

Sim, é possível!
Embora seja utópica e romântica, como vocês gostam de me chamar – e eu sorrio! – sei que não sou apenas utópica nem romântica!

Isabela

Não sei se é sempre possível (parece-me que não, particularmente neste dias de retorno a alguma barbárie e de chantagem aos estados), mas só merece ser político aquele que o tentar todos os dias, mesmo depois de ter ‘pecado’ pela primeira vez.

RuiMCB

Comments are closed.