Verdadeiramente “Longe de Manaus”* em sete pequenas parcelas

1.
A ideia de passar o início da noite ouvindo uns maduros a falar sobre uma revista de política com problemas de baptismo, orientada à direita, fora dele. Ela fez-lhe a vontade, aceitando a proposta de quebrar a rotina.
Desceram à Baixa para subirem ao Chiado encontrando-o mais apinhado do que estavam habituados. Com dificuldade enfrentaram a corrente dos que regressavam a casa. Espreitaram as montras num relance e apressaram-se pois era tarde: a sessão já havia começado.

2.
A rotina fora quebrada de facto mas uma hora a ouvir outros que, acima de tudo, davam a sensação de gostar de se ouvir falar, bastou. Salvou-se o espaço, uma primeira visita a um sítio com um nome antigo mas inspirado: “Jardim de Invernoâ€?. Pela raridade em terras de Lisboa pode-se dizer que é um lugar bonito, ou melhor, cativante como acontece com muitas coisas raras.
Passando o tempo, esqueceu-se a beleza e ficou o desagrado. O fumo do público e dos entrevistadores-entrevistados acumulou-se continuamente e, também por isso, com picos nos olhos, já meio enjoados, zarparam.

(Continua)
* “Longe de Manaus” é o mais recente livro de Francisco José Viegas, editado pelas Edições Asa em Abril de 2005. Um livro que não tem quase nada a ver com o que aqui se escreve e escreverá nos próximos dias.
Uma entrevista ao autor (sobre este livro) pode ser lida aqui.

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading