Quis a sorte que eu ontem estivesse talhado para ir a São Nicolau com a minha moça. Um hábito esporádico como aliás já aqui relatei no Adufe em tempos.
Não sei se sabem o que se passou na Igreja de São Nicolau em Lisboa. Clero e poder político em auto-bajulação, ou quase… Os primeiros agradecendo aos segundos o dinheiro para a recuperação da Igreja – que ficou lindíssima confesso.
Auto-bajulação? Exagero um pouco. Consolou-me o nosso cardeal patriarca num muito suave sermão adventício. Perto do final, com os fieis e laicos à sua frente (incluindo Santana Lopes, Gomes da Silva e Carmona Rodrigues) apelou a que colocássemos “mais verdade nas nossas análises”. Apelou e tornou a apelar: mais verdade, mais verdade, mais verdade. Três vezes apelou.

Não consta que São Nicolau oferecesse barretes às criancinhas mas o ministro do Vaticano ontem foi muito generoso. Amen.

Mais logo ponho aqui imagens da Igreja – já que está paga (digo eu) aproveite-se “a qualidade e a beleza” como sublinhou Dom José Policarpo.

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading