Categories
Ecologia e Natureza

Mapa de risco sísmico em Lisboa 2ª parte (revisto)

Continuando a busca na Internet por informação sobre o risco sísmico em Lisboa fui parar a dois sítios merecedores de destaque.
Um do (extinto?) Instituto Geológico e Mineiro onde me pedem pela Carta Geológica do Concelho de Lisboa, na escala de 1:10 000, em Formato Digital, além da assinatura de um termo de responsabilidade, entre 748,20€ a 1496,39€ mais IVA e portes de envio. Como eu não tenho o software que permita ler o mapa digital (e só por isso) continuei em busca de informação mais…acessivel e fui parar ao outro aqui (opção Intensidade Sísmica).
A informação é menos que básica, muito grosseira mesmo, mas para já é o que se pode arranjar. Se descobrirem melhor…digam coisas!

Adenda: é suposto o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil ter feito e divulgado em tempo o referido mapa, mas mais do que essa acção pontual junto da população de Lisboa convinha que se mantivesse disponível a todo o tempo, por exemplo, no seu sítio na Internet… Acreditemos que esteja mesmo em construção uma nova casa virtual porque o que hoje existe é do mais pobre que consigo imaginar, quase nem vale a pena ir…

8 replies on “Mapa de risco sísmico em Lisboa 2ª parte (revisto)”

Duvido que exista algum mapa decente sobre a sismologia de Lisboa. O que houver está fechado a sete chaves para poder sacar umas massas aos interessados.

Parace-me que caíste na fúria alarmista revolucionária e desinformadora do Pacheco Pereira ;-). Então achas mesmo que as zonas de risco sísmico de Lisboa são segredo??? Mas é verdade que a câmara, o lnec, a protecção civil podiam por online. Mas não poem coisas mais importantes….quanto mais isto!

Cá vai um mapazito(querido google):
http://www.igeo.pt/IGEO/portugues/servicos/biblioteca/ PublicacoesIGP_files/esig_2002/papers/p090.pdf

Vou procurar um que se veja melhor, mas se não me engano aí há um ano ou assim saiu um mapa detalhado no Expresso.

Claudia: consegui perceber que o SNBPC fez em tempos (não consegui perceber há quanto tempo) uma campanha de informação junto das juntas de freguesia de Lisboa. Sei também que em tempos o Expresso divulgou um estudo… Informação acessível on line é dificil de encontrar (nunca nos locais mais óbvios) e medidas activas de preparação da população nem vê-las. Fiscalização da construção nova parece que ninguém põe as mãos no fogo…
O melhor que arranjei foi um folheto na minha junta da última vez que lá fui (quando me inscrevi como residente).
Resta-nos o Convento do Carmo para avivar a memória dos mais distraidos e menos literados.
Neste caso concreto, gostei do “tenham medo, tenham muito medo” do JPP. Andamos tão preocupados com terroristas; eu tenho cá para mim que nós somos os nossos piores inimigos.

Aqui à dias a propósito de um incêndio em Sintra (?) houve outra pergunta gira que me veio à cabeça: haverá alguma boca de incêndio a funcionar na minha rua? E na tua? Tenho mais medo destas pequenas coisas do que de um avião raptado que me possa cair em cima.
Obrigado pelas dicas.
Bj’s

Estou à procura de casa em Lisboa e também me passou pela cabeça procurar um mapa de risco sismíco de Lisboa… ainda não encontrei !!!!!

Estou com a mesma espectactiva, também quero comprar um apartamento e gostava de saber quais os sítios de maior risco em Lisboa. Já pesquisei o que havia. A CML sabe, o LNEC sabe, a protecção civil também, o Pacheco Pereira também. MAS NÓS NÂO. Aliás, devo dizer que os sites sugeridos nesta página já não estão disponíveis. Sabotagem?

Comments are closed.