Conheci brevemente o Padre António Sobral, pároco na cidade do Barreiro durante mais de trinta anos. Conseguiu ser respeitado e admirado numa terra predominantemente anti-clerical, o que se atendermos ao período histórico em questão é de si sinal de singularidade humana.
Do contacto que tive julgo ter percebido parte do porquê. A forma como abruptamente se rebelava contra a superficialidade e a beatice, o empenho que dedicava aos que mais necessitavam preterindo o paternalismo, o elitismo e o seu estrito interesse pessoal, o modo franco e genuíno com que interpelava crentes e não crentes, ficam-me na memória, junto de exemplos grandes de homens mais mediáticos que em bom rigor não conheci melhor.

Não sendo propriamente um repositório de fé na acepção cristã do termo (e agora falo de mim), o contacto com o Padre Sobral permitiu-me reforçar que há tanto de profundamente errado num proselitismo forçado quanto num ateísmo militante. Permitiu-me também reforçar a ideia de que há imensas igrejas dentro da ICAR. Algumas delas empenhadas e particularmente capazes de serem parte da solução para muitos dos problemas que todos em conjunto enfrentamos.

Singularidades admiráveis no exemplo de vida que alguns de nós conseguem construir tornam apenas mais evidente quão disparatado é cairmos em generalizações simplistas. E alerta-nos também para um paradoxo aparente. Sendo certo que as generalizações, irmãs de um mundo a preto e branco são meio caminho para a incompreensão, é também certo que há de facto uma batalha ética e moral em que todos, crentes, não crente e anti-crentes estamos todos envolvidos.

Não acredito que haja vida além desta que conhecemos, terrena, mas em dias como este espero estar do lado errado da verdade absoluta.
Obrigado, António Augusto Sobral.

“Faleceu durante a madrugada de hoje, aos 77 anos, Padre António Augusto Sobral, responsável pela Igreja de Santa Maria durante mais de 30 anos no Barreiro, tendo também sido director do Jornal do Barreiro durante 21 anos.

O corpo estará na Igreja de Santa Maria no dia 16, próxima quarta-feira, a partir das 18h30, onde serão celebradas as exéquias fúnebres, sendo transladado na quinta-feira, às 8h30, para o cemitério de Elvas onde será cremado.

António Augusto Sobral foi director do Jornal do Barreiro desde 29 de Maio de 1975 até 21 de Março de 1997. Natural de Viseu mas há mais de 30 anos no Barreiro, esteve ligado ao Corpo Nacional de Escutas, à Caritas Paroquial e foi o principal fundador do Centro Paroquial Padre Abílio Mendes. Em 2002 foi distinguido como Profissional do Ano pelo Rotary Clube do Barreiro e em 2004 com a Medalha de Mérito Municipal de Ouro.”

in Jornal do Barreiro, 14 de Julho de 2008

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading