Nem de propósito! Confirmando os esclarecimentos que já aqui prestei, (com excepção dos relativos à inflação) reproduzo a nota publicado quarta-feira no DN baseada numa carta enviada ao jornal pelo presidente no INE. Quase é caso para agradecer a Ruben de Carvalho por na sua crónica ter concentrado as principais críticas que têm sido apontadas a uma eventual actuação indevida do INE.

Tempo de estatísticas
Do presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE) recebemos a seguinte nota: Na rubrica 1000 caracteres publicada no DN de dia 14 sob o título O tempo das estatísticas e assinada pelo colunista do Diário de Notícias Ruben de Carvalho são feitas críticas ao INE, por alegadas demoras na produção e manipulação do calendário de divulgação das Contas Nacionais Trimestrais – primeiro trimestre de 2004. As afirmações feitas nesta rubrica são incorrectas, pelo que, dado o respeito que o DN e os seus leitores nos merecem, solicito a publicação do presente esclarecimento, ao abrigo da Lei de Imprensa.
As Contas Nacionais Trimestrais são um «produto» complexo de estimativa do andamento da economia, para a qual é necessária a obtenção de múltipla informação estatística de base, a qual leva algum tempo a estar disponível. Desde o quarto trimestre de 2002 que o INE divulga os resultados das contas trimestrais 70 dias após o período a que dizem respeito, prazo este que é, aliás, o estabelecido pelos regulamentos comunitários em vigor.


Por outro lado, o INE não ajusta os seus prazos de divulgação para os fazer coincidir seja com que data for. Desde o primeiro trimestre de 2003 que esta informação tem sido escrupulosamente difundida no 70.º dia após o período de referência. A única excepção a esta divulgação ao 70.º dia ocorreu apenas na primeira vez que foi tentada a divulgação com este prazo, em lugar dos anteriores 120 dias. De facto, a divulgação referente ao último trimestre de 2002 foi feita 72 dias após o fim do trimestre, o que foi então justificado pela magnitude da redução do prazo de divulgação almejado.
Para além desta previsibilidade geral, desde o início do ano de 2004 que o INE divulga publicamente no seu site um calendário de difusão de informação, numa base trimestral. Assim, a data de 9 de Junho estava publicamente anunciada desde o início de Abril, tal como no princípio do próximo mês de Julho será anunciado o dia 8 de Setembro como a data da próxima divulgação.
in Diário de Notícias

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading