Ânimos Exaltados

ânimo

para tornar os dias mais leves

ânimo -para tornar os dias mais leves, palavra e combinação mágicas que nos acompanham há quase 30 anos.

Mais precisamente desde Abril de 1979.

Pequena revista em offset , primeiro, quando esta tecnologia deslumbrava aqueles que, como nós, vinham do desespero dos velhos stencils a cera, rasgados aqui e acolá, noite dentro, por meio de cansativo estilete, conheceria outras andanças, depois, como, em síntese, veremos!!!

Tendo como única ambição alcançar o “intercâmbio cultural entre os concelhos de Mação, Gavião, Abrantes, Sardoal e Constância”, distribuída de mão em mão pelos liceus, escolas e associações culturais de então, ousou chamar a atenção dos media da época e ainda assentou arraiais, por breves minutos, no FM do “Café Concerto”, da Antena 1, de Mário Figueiredo, Aníbal Cabrita e Maria José Mauperrin. António Reis, então secretário de Estado da Cultura ainda lhe deu uma mãozinha financeira para que o projecto perdurasse. Finou-se ao 10º número mas ressuscitaria tempos mais tarde navegando pelas ondas da Net.

Foi nome de Blog, atribuiu os primeiros e talvez únicos ânimos de ouro da blogosfera iniciante e que fizeram juntar à mesa da campolidense Valenciana gente que apenas se conhecia das esquinas dos tantos mails trocados. Para o primeiro encontro de Bloggers da Universidade do Minho ainda avançou com proposta radical que surpreenderia tudo e todos ao propor a revelação na net de todas as password que permitiriam, assim, que cada um entrasse e escrevesse no blogue do vizinho!

Temperado o ímpeto, a organização acabaria por reformular a proposta inicial e criaria, então, para o Encontro, um dos primeiros blogues colectivos de que houve memória.Foi da ânimo que veio, também, não duvidamos, hoje, o ânimo que alimentou as tantas emissões piratas de rádio e televisão.

A ânimo recolheu velas e desde há alguns anos permanece ancorada, algures, na Doca de um qualquer Bom Sucesso.

Nos últimos dias, a palavrinha mágica como que tomou de assalto o encapelado mar do quotidiano político português, onde, entre as constantes subidas do crude e os apelos às renovadas energias eólicas e outras mas bio-diabólicas, urgente se tornou qwertar aquilo a que na ânimo chamávamos “ os ânimos exaltados”, ou seja, dar pública nota de quem, a qualquer hora (ânimo na hora?!) em qualquer lugar, ousasse convocar as energias anichadas no sossego da palma da mão das suas cinco letrinhas: â-n-i-m-o.

Resultado de uma aposta, ontem, entre um jornalista acreditado em S.Bento e este animador, fora de serviço, em como José Sócrates recorreria à dita palavrinha na sua intervenção inicial do Debate sobre o Estado da Nação e eis que, dando cumprimento à referida aposta, ganha, aqui está esta amostra (parcial) de Uma Semana Louca de ânimos exaltados – a exaltação do ânimo – nos media portugueses!!!

NOTA FINAL

Não se assuste. A ânimo continua serena e tranquila num sono profundo mas…vigilante, como se vê, embora alguns amigos mais chegados vejam neste limpar de velas, uma espécie de distribuição da ânimo ao domicílio!!!

Muito obrigado.

ânimos exaltados

Estamos a passar por uma fase de desânimo. Penso que as diversas forças deviam pôr-se de acordo para resolver a crise.

( D.José Policarpo, Rádio Renascença, 11.07.08 )

_________________________________________________

Para o presidente da Câmara do Porto, o projecto “tem um reflexo muito positivo no ânimo dos agentes económicos”, além de outros benefícios mais locais.

( Rui Rio, Oceanário Porto,Público11Julho08)

_________________________________________________

A situação, hoje, é de crise. Não só económica, essa já toda a gente a reconhece, mas também de crise social. isso, para um partido da democracia-cristã, obviamente, é algo de muito grave e exige um conjunto de respostas. Há uma situação de muito desânimo.

(Pedro Mota Soares,Semanário11/o7/o8)

_________________________________________________

O primeiro-ministro recuperou ânimo e Paulo Rangel foi redondo e pouco objectivo É a leitura feita por um deputado do PSD do debate que pôs o novo líder parlamentar do partido pela primeira vez frente a José Sócrates

(Deputado PSD,JN 11.07.08)

_________________________________________________

Mais uma vez, o Governo arrasou a senhora com argumentos soberanos. O eng. Sócrates chamou a atenção para o regresso do “discurso da tanga” e recordou que isto vai lá com ânimo e coragem, ou seja, com o eng. Sócrates.

(Alberto Gonçalves,Sábado,11.07.08)

_________________________________________________

Estamos aqui neste momento como quem tem uma atitude diferente, como quem não desiste de dar o seu melhor para enfrentar as dificuldades, como quem tem o ânimo, a ambição e a coragem para enfrentar os problemas para conseguir um Portugal melhor.

(José Sócrates, Estufa Real, Jantar PS final Sessão Legislativa10.07.08)

_________________________________________________

O país já ultrapassou uma grave crise orçamental, e isso dá-nos ânimo e confiança na nossa capacidade, já demonstrada, de enfrentar e resolver as dificuldades.

(José Sócrates,Debate Estado da Nação,10.07.08)

_________________________________________________

O ânimo dos portugueses é sombrio.

(Paulo Portas, Debate Estado da Nação,10.07.08 )

_________________________________________________

“Com a actual crise internacional, produziu-se um abatimento de ânimo dos cidadãos”
(J.M. Leite Viegas,JN,10.07.08)

_________________________________________________

O regresso à Colômbia ( de Ingrid Betancourt ) está marcado para breve, agora com um novo ânimo, depois de os exames médicos a que foi submetida terem eliminado a possibilidade de sofrer de um cancro, um dos seus maiores receios.

(Destak,07.07.08)

_________________________________________________

Na RTP, embalado na doçura dos jornalistas, o Menino de Ouro ficou só um pouco aquém no panegírico. Sobre a crise: “Eu tenho o ânimo, a vontade e a coragem para lidar com as dificuldades”. Sobre o futuro “É preciso ânimo, coragem e vontade.” Sobre o bom povo: “Os portugueses esperam que eu lhes dê ânimo e coragem [e vontade, presume-se
Percebeu-se abundantemente, pois, que, na opinião do eng. Sócrates o eng. Sócrates possui a coragem, o ânimo e a vontade (a ordem é aleatória) de que o País carece e que a ralé, ávida e desnorteada, reclama.

(Alberto Gonçalves, Diário de Notícias , 06.07.08 )

_________________________________________________

Mas não se subestime Sócrates. O primeiro-ministro foi, de novo, muito eficiente na entrevista, não escondeu as dificuldades mas passou uma mensagem de ânimo e confiança.

(Nicolau Santos,Expresso.05.07.08)

_________________________________________________

Pelo contrário, palavras como “coragem”, “ânimo” e “energia”. usadas por José Sócrates, não caem bem por estes dias. O que está a dar é o bota-abaixisnio e desesperança, seja na boca dos líderes da oposição seja na de alguns gurus que nos aparecem nas televisões ao serão a anunciar o apocalipse para a manhã seguinte

(Fernando Madrinha, Expresso, 05.07.08)

_________________________________________________

JOSÉ Sócrates, pelo contrário, aproveitou as deixas e marcou a diferença: não caiu na tentação, que lhe seria fatal, de propagandear o oásis, e antes reconheceu que Portugal atravessa momentos difíceis, que naturalmente imputou a factores externos; e insistiu num discurso convicto e optimista, de quem não cede perante as adversidades, antes se obriga a enfrentá-las com «redobrado ânimo».

(Mário Ramires, Sol, 05.07.08 )

________________________________________________

Na RTP, cumpriu com nota elevada os objectivos que lá o levaram: mostrou conhecimento dos números e segurança nos temas, firmeza na imagem reformista e na defesa do Código do Trabalho, humildade a assumir os problemas (tentando disfarçar a arrogância que lhe é habitual) e até a aceitar as críticas de Manuel Alegre. Apareceu com uma mensagem positiva de ânimo e confiança.

(José António Lima, Sol ,05.07.08)

______________________________________________________

Compreendo o desânimo das famílias portuguesas face à actual conjuntura económica. O que devemos fazer é ajudar quem precisa de ajuda e manter o esforço de rigor orçamenta1

(José Sócrates, Diário Económico, citando entrevista RTP,04.07.08)

Autoria de António Colaço
Veja também “É preciso ter ânimo: as novidades editoriais não param!

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading