Ã?ndice de Gini no Mundo (via wikipedia)
A pobreza é um fenómeno multidimensional.

Estudar a pobreza utilizando apenas uma das suas dimensões pode, no limite, indicar-nos o oposto do que obteríamos por via de uma análise multivariada. Digamos que o risco de sair disparate parece bem mais plausível se olharmos apenas, por exemplo, para o que cada um ganha por mês. Por outro lado, se procurarmos incansavelmente todas as dimensões da pobreza antes que nos atrevamos a sobre ela dissertar, acabamos… cansados e provavelmente teremos falado tarde demais, inutilmente. Um dilema muito recorrente em qualquer análise de fenómenos sociais.

Um exemplo típico de como não estudar a pobreza (suponho que ensinado nas escolas mais distraídas para o assunto) é pegar num indicador que mede a desigualdade de distribuição do rendimento (por exemplo, o índice de Gini), comparar esse indicador entre vários países e determinar com base nele qual é mais pobre. Qual é o erro? A (desigualdade) da distribuição do rendimento não é um sinónimo de pobreza. Foi explorando este logro que os nossos vizinhos Blasfemos se divertiram um pouco ontem neste post (e também neste).

Se acreditarmos que a desigualdade de distribuição do rendimento, acima de determinado patamar, é geradora por si de mau estar social (no limite a inveja graça grassa mesmo entre uma população constituida apenas por ricos e muito ricos) então talvez o Ã?ndice de Gini seja interessante enquanto indicador avançado do Bem Estar Social. Mas mesmo assim é curto…

Se lhe juntarmos indicadores de pobreza absoluta, monetária (relativa), subjectiva, de privação (condições de vida) e de persistência (em algum ou em todos os indicadores anteriormente mencionados), então o Indicador de Gini também pode ajudar-nos a perceber a magnitude das implicações sociais do fenómeno da pobreza. Afinal, se encontro um país onde se registem de forma generalizada vários "tipos" de pobreza, saber adicionalmente se existe ou não  desigualdade de distribuição do rendimento face ao cenário igualitário (é o que mede o Ã?ndice de Gini) não me parece que seja informação inútil para um decisor político melhor fundamentar as suas medidas de política economica, percebendo com melhor nitidez quais os seus próprios limites.

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading