"Os antepassados do Homem e do chimpanzé tiveram relações sexuais durante milhares de anos até à separação definitiva das espécies, o que afinal aconteceu há muito menos tempo do que se pensava, revela hoje a revista científica Nature. (…)
Tal é perceptível em particular ao nível dos cromossomas X (cromossomas sexuais femininos) que, nos chimpanzés e nos humanos, são mais parecidos do que os restantes cromossomas, precisam os cientistas. (…)" In Diário Digital.
12 replies on “A Origem das Espécies”
Eu aposto que a é TVI que anda a patrocinar este tipo de investigação científica! 🙂
Já há bastante tempo que se sabe que existem muitos macacões na classe político-futebolística. Não é novidade…
Olá Rui. Transportando este assunto mais para os lados que sei serem igualmente tua preocupação (Economia e poltica Económica) aproveito para te passar uma referência, que verás tem muito de interessante:
“New Study Finds Similarities Between Monkey Business And Human Business”
Little attention has been paid to whether systematic economic biases such as risk-aversion are learned behaviors — and thus easily ameliorated through market incentives — or biologically based, arising in novel situations and in spite of experience. In a groundbreaking new study from the Journal of Political Economy, Yale researchers extend this question across species, exploring how a colony of capuchin monkeys responds to economic decisions. They found that monkeys doing business — including trading and gambling — behave in ways that closely mirror our own behavioral inclinations.
Mais info aqui: http://www.sciencedaily.com/releases/2006/05/060503202659.htm
e aqui: http://www.journals.uchicago.edu/JPE
Estes estudos são sempre muito estimulantes e levam as conversas muito longe. Obrigado TVI. 🙂
E quem disse que chipanzé é macaco? 🙂
Suponho que o estudo seja omisso no que toca a ovelhas, andsoonandsoon…
:-))))
Lordi Rules! Votei neles pá :-))))))
O João Baiao e o Macaco Adriano nunca me enganaram!
😀
Vitorino:
Bem me parecia que havia muitas macaquices enquanto estava a tirar o curso de economia. Muito interessante e mais espantoso é que estavamos a falar de macacos, nem foi preciso pegar no Chipanze…
Foi lindo, nao foi? ok, nao exageremos:)
Ja que o Vitorino fala em cultura, aqui vai uma entrada recente sobre o risco e culturas -o propens’ao para o risco e o empreendorismo como factores de sucesso e desenvolvimento numa economia.
Se quiseres continuar a ler, a resposta a um dos comentarios esta em http://www.bubblegeneration.com/2006/05/response-to-comments.cfm (sem link, que ja percebi que o filtro dispara com o segundo).
oh diabo, e nao e que me apanhou? (esta retido. Pelos vistos o teu filtro de spam nao aprende 🙂 )
Deixa lá Rui. Existem de facto muitas macaquices, mas existe todo um mundo de enorme interesse. Na tua área este é o meu predilecto: http://www.unifr.ch/econophysics/
HomemDASneves: o weblog tem estado outra vez sob ataque de spammmers, infelizmente é melhor mesmo ir autorizando um a um…
E não é que os Lordi ganharam mesmo. Vai dar post.
Vitorino: não fazia ideia que tinhamos econofísicos assumidos, ainda que há décadas a economia ande a beber em conceitos da física; talvez um dos mais emblemáticos seja o efeito da histerese, pelo qual se explica que ultrapassado um determinado patamar temporal aquilo que era um fenómeno temporário (tipicamente o desemprego) pode passar a permanente ou muito difícil de reverter (o desemprego de longa duração).