Anteontem o governo com pompa e circunstância anunciou a caça ao crânio nacional. Quem conseguir publicar mais de 100 artigos em revista científicas internacionais terá em Portugal um El Dourado financeiro. Condições para investigar se verão depois. Cem artigos…
A quantidade como medida de sucesso jé é de si um lema preocupante mas não nos fiquemos por aqui. Neste caso cem artigos poderão representar uma piscadela de olho, não apenas a investigadores, mas muito provavelmente a recordistas do Guiness!! E ler estas duas postas (esta e esta) do Pedro Adão e Silva (PAS) no País Relativo.

É que uma centena de artigos científicos é uma enormidade. Um artigo científico numa boa revista demora largos meses, por vezes mais de um ano, até ser aprovado. Pelo menos na área de Economia, Econometria é assim. Algumas das maiores sumidades mundiais, com longas carreiras, em diversas matérias (ver este post!) não passam das dezenas de publicações submetidas a conselhos científicos internacionais.

Confesso que fiquei espantado ontem quando ouvi alguns cientístas crédulos na eficácia e honestidade desta medida. O PAS deu o mote e eu acho que deveriamos escrever um artigo científico onde se estudasse a distribuiçãos dos artigos pelas áreas do saber.
Demonstre-se também a demagogia fácil e a ignorância persistente e acrítica de quem toma por boa as “boas” notícias. Um belo momento na blogoesfera informativa este patrocinado pelo País Relativo!

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading