Segundo este artigo do Público “ Portugal é o segundo país com mais serviços públicos online mas poucos cidadãos os usam” temos um dos países com o Estado mais ligado à internet, com maior quantidade de serviços públicos utilizáveis pela NET mas…
“(…) Em 2008, apenas 18 por cento dos cidadãos portugueses usavam serviços públicos on-line, o que coloca Portugal em 17.º lugar numa lista de 22 países. A média da OCDE era de 34 por cento e os lugares cimeiros coincidem com os países com mais penetração das tecnologias de informação. Noruega, Islândia, Holanda, Finlândia e Suécia encabeçam a lista, todos com taxas de utilização a ultrapassar os 50 por cento.(…)”
Em todo o caso, lá chegaremos. Ter os serviços disponíveis é meio caminho andado para que venham a ser utilizados. Se o Facebook já vai a caminho de 800 mil perfis portugueses é sinal de que a coisa vai, com tempo, mas vai.
2 replies on “O Estado está na net e você onde anda?”
O problema é que o Magalhães não tem links para os serviços do estado.
Por outro lado quem utiliza o Magalhães e o e-escola não utiliza os serviços do estado.
Logo quem mais utiliza não sabe e os outros não confiam na net para fazer as suas actividades.
Eu que utilizo o serviço de declarações electronicas do IRS desde 1997 já ouvi muitas desculpas dos amigos e vizinhos para não utilizar.
O estado (governo) está a fazer um bom trabalho para desgosto para desgosto de alguns e demasiada indiferença, ou medo, de muitos.