Acabei de testar o Eu Profiler um observatório que, com base na resposta a 30 perguntas, nos desafia a descobrir o posicionamento de cada um no panorama político das Eleições Europeias e Legislativas de 2009. Tanto quando pude verificar todos os partidos portugueses estão representados, o que significa que todos remeteram para os serviços do observatório as respectivas respostas de referência.
Tenho dúvidas sobre a forma como as ponderações dos temas (para a qual o “eleitor” contribui) se reflectem nos resultados pelo que mais que não fosse por isso sobra sempre alguma margem de incerteza e de erro neste tipo de iniciativas. Respondidas as perguntas “descobri” que o partido de que estou mais próximo é um tal de Movimento Esperança Portugal 🙂
Estou ligeiramente mais à esquerda que o MEP no eixo socio-económico e ao mesmo nível quanto ao eixo pró-integração.
Eis o grau de semelhança face aos três partidos de que estou mais próximo:
-
MEP: 57,9%
-
PS: 49,1%
-
BE: 33,3%
Vai um teste?
ADENDA: Mas há por ali algo estranho ou de difícil interpretação. Ponderei com mais rigor as minhas respostas, removi a ponderação quanto à probabilidade de voto, mantive a ponderação quanto ao peso das questões, refiz o teste e deu-me em termos de proximidade:
1º MEP com 74,2% ( que subiria para 85,0% se não tivesse ponderado as respostas);
2º PH com 70,8%
3º PS com 59,2%
4º BE 49,1%
Contudo, no botão “Analise o partido que lhe é mais próximo” surge-me o PS. Como interpretar esta discrepância?
7 replies on “Eu Profiler – melhor que o political compass e em português”
rui le esta noticia noJF
http://www.jornaldofundao.pt/noticia.asp?idEdicao=105&id=5498&idSeccao=998&Action=noticia
abraço
A das cerejas? 🙂
Olá!
eu também fico à esquerda do MEP, mas para mim não é surpresa.
No entanto, na proximidade aos partidos o MEP aparece em 5º… isto já me surpreendeu mais.
Ana,
Clique em cima do simbolo do MEP e compare as suas respostas com as do dito cujo. Poderá perceber melhor o que a afasta e o que a aproxima.
Ok, não tinha chegado aí. Muito claro agora! Obrigada!
Sublinho apenas que nas questões ditas fracturantes os membros do MEP têm liberdade de voto e de expressão, não existindo sobre elas nenhuma referência no nosso programa fundacional. As respostas expressas no Euprofiler dão a indicação defendida pelo presidente do MEP e são uma aproximação às defendidas pela direcção do partido.
Sim, sim. O que é mais uma excelência do MEP.