boticadocafe2.jpg

Tive o privilégio de viver alguns anos. A roupa ainda é passada. Mas, hoje, uma recomendação: a Botica do Café é, sem sombra de dúvidas, não só a Catedral da Empada como o mais pequenino e aconchegado sítio para comer com qualidade desde a panóplia de empadas, aos mais genuínos e tradicionais bolos e fritos do Natal, bem como uma variada e bem temperada ementa regional. Na arrumação e limpeza nenhum pormenor ali foi descurado.Fica na esquina entre a R.Sampaio Bruno e o início da R Almeida e Sousa, bem perto da casa de Bento de Jesus Caraça.Só a pressa e o tempo gasto a pedir a necessária  autorização impossibilitam que a estaladiça imagem da “empada alentejana” que acabei de saborear (de pequen’almoçar!) aqui esteja para regalo dos leitores.

Por falar em estaladiça empada e … em dia, não só das  educativas réplicas (tsunâmicas?!) como, da simulação outra de um 1755 distante, veja o que  googlei para si:

” A expressão “rés-vés Campo de Ourique” remonta a 1755 quando o terramoto assolou Lisboa tendo destruído a cidade até à zona de Campo de Ourique, que ficou intacta. A partir daí o ditado generalizou-se”.

E pronto, independentemente do desfecho dos diversos simulacros & embates… que vivam os combates na Botica. Ali, pratica-se a avaliação na hora, menos “burocrática” mas mais deliciosamente gastronómica.

antónio colaço

By

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading