Categories
Educação Política

Ainda sobre a educação

Num tom bem mais violento do que o que aqui tem sido usado recomendo este texto de Pedro Picoito “Do cinismo como política educativa“. Um excerto:

“(…) O embuste já foi abundantemente denunciado, mas isso não o torna menos criminoso. Porque se o cinismo pode acabar com um professor, o cinismo como política pode destruir uma geração inteira. Os que passaram pelas escolas portuguesas durante os últimos anos não sabem ainda, mas depressa se darão conta que as suas notas falsas a Matemática e a Português não têm nenhum crédito no mercado de trabalho. Só que então, quando perguntarem de quem é a culpa, Maria Lurdes Rodrigues e os outros cínicos não estarão por cá para lhes responder.”

3 replies on “Ainda sobre a educação”

Não são notas falsas. São as notas possíveis neste país que tem a educação adiada há muitos, muitos anos.
Prefiro isto a que os ideólogos chamam de boas notas artificiais a ter jovens excluídos logo nos 6º e 9º.
É inaceitável que a escola e o sucesso dos alunos esteja quase unicamente dependente das condições socio-económicas das suas famílias.
O “escandalo” dos exames fáceis cheira a má consciência. Os papás do sucesso gastaram pequenas fortunas em explicações para os seus meninos e agora os medianos e fracos até lhes podem “roubar” o lugar na Católica. NÃO PODE SER!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.