É esta pergunta que o deputado socialista Jorge Seguro Sanches pretende ver respondida na factura do fornecedor de electricidade no futuro próximo.
Nas suas palavras:
“(…) Pretendo com este diploma que passe a figurar na factura de todos os consumos energéticos a fonte de energia primária utilizada (em percentagem). Com este diploma os consumidores saberão ainda a quanto corresponde esse consumo em emissões de CO2. Terão assim, informação sobre quais os fornecedores que têm maiores preocupações com o ambiente e que hoje já incorporam maior quantidade de fontes de energias renováveis.
Os consumidores de energia precisam ainda de ser sensibilizados para a poupança: precisam de ter informação sobre quais são as empresas com maiores preocupações com o ambiente. (…)”
Simbólico mas significativo, far-se-á lei? Mais detalhes aqui.
3 replies on “De onde vem a energia que consome?”
A iniciativa é de louvar! Esperemos que o projecto de lei ande para a frente. E a si Rui, obrigado por trazer até mim. Irei destacar no meu blog.
[…] através do recomendável Adufe que o deputado Jorge Seguro Sanches, pertencente ao Partido Socialista, apresentou ontem um […]
E à frente de cada percentagem o custo de cada kWh a que foi vendido por determinada fonte!!!!
É que as energias renováveis (eólicas e fotovoltaicas sobretudo) têm um sobrecusto. Actualmente acho que anda nos 20% do valor total da facturação……..
E andámos todos preocupados em eventualmente termos de pagar um novo contador em suaves prestações mensais.