Retomando o tema, "Dos remendos à reflexão quanto à sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde" sugiro hoje a minha opinião pessoal sobre a sugestão do Tiago Mendes. Ontem louvei a iniciativa e a sua transparência, adiantei até onde há pontos de concordância, hoje avanço para uma crítica à impraticabilidade técnica e à contradição teórica adjacente que me parece haver na própria proposta, além de acrescentar algumas considerações pessoais de foro mais político. Está tudo aqui junto com outros comentários interessantes.
Fica um aperitivo:
"(…) O argumento do consumidor-pagador fundado na lógica de que só os problemas de saúde que não advieram do estilo de vida do indivíduo é que devem ser pagos comunitariamente (mais as urgências, mais os cuidados com crianças e mais não sei o quê) parece-me completamente impossível de concretizar. Nem uma cirrose ou um cancro nos pulmões são inequivocamente atribuíveis às opções de vida de cada um logo, o argumento “porque é que eu hei-de comparticipar o tratamento de um tipo que fumada 5 maços por dia” por muito apelativo que surja aos ouvidos de algumas pessoas cai por terra porque, suponho, o Tiago esteja longe de defender que haja um polícia ao lado de cada um a catalogar o estilo de vida para apurar o grau de responsabilidade individual na doença… (…)"
8 replies on “O seu cancro nos pulmões é de fumador passivo ou activo?”
como e que se conforta um marido em que foi diagnosticado cancro no pulmao onde e que se vai buscar forcas p nao chorrar p lhe dizer k tudo vai ficar bem kando n se tem essa certeza 30 anos com a vida pela frent ou talvez n
Por este andar, não está longe o dia em que veremos o insuficiente renal de causa diabética morrer precocemente porque não tinha como pagar a diálise… E ainda os ouviremos dizer ‘que não tivesse comido chocolatinhos’!
http://avenidacentral.blogspot.com/2007/06/ofensiva-neoliberal.html
Eu gostava de saber,ha tempos fui a um (catscan)e me disseram que tinha uma pequena mancha num pulmao???Estou preocupado,nao sei o que pensar.Vivo dia a dia com medo??Poderia explicar ???
George Martins
Obrigado
gostaria tb de obter resposta sobre a pergunta de george martins q pergunta sobre uma pequena mancha no pulmão por favor me explica é grave ou não e se tem cura no inicio?obrigada
Se toda a gente com pequenas manchas no pulmão morresse neste instante perdiamos muitos milhões e milhões de vizinhos. Uma cicatriz de uma bronquite danada que já passou, uma poeira que se colou para sempre, uma prova do tabaco ou da vida em ambiente urbano poluido… Tudo isto pode dar em manchas nos pulmões.
Uma mancha pode nem ser doença, logo pode não precisar de cura. Tenham calma. Ouçam o que vos diz o médico. Ele vos saberá dizer se é mais do que uma mancha que calha a tantos ou se poderá ser algo a exigir tratamento.
Felicidades e bom ano.
Eu gostaria de saber uma coisa. o meu homem tirou uma radiografia e detectaram lhe manchas nos pulmoes. o que podera ser?respondam me por favor
se uma pessoa fumar demasiado pode morrer rapidamente??
respondam
eu tambem fui ao medico e ele disse que eu tenho manchas nos pulmoes vou falar com o medico esta quinta-feira para fazer novos exames ,mas o medico mostrou-se procupado e esta sempre com uns apertos