Categories
Política

Cadernos Eleitorais – e não se pode exterminá-los?

Em "Cidadão-eleitor fantasma [ IV ]" o Luís Tito sintetiza a situação e remata com toda a razão:

" (…) Sendo verdade a fiabilidade e a actualização da base de dados do Arquivo de Identificação, só persiste dúvida quanto à existência de eleitores-fantasma se o Estado, que tem na sua posse toda a informação, a quiser manter."

Havendo várias matérias com relevância política (o referendo) e político-económica (a atribuição de deputados) e jurídico-económica (a lei de finanças locais) em que esta informação não é inócua, haver distorção tem custos que não se compreende existirem se estivermos na presença de um Estado que se quer responsável.

One reply on “Cadernos Eleitorais – e não se pode exterminá-los?”

Tinha-me esquecido da Lei das Finanças Locais que faz todo o sentido ser referida.
Penso que um dos graves problemas de Portugal é multiplar redes em vez de optimizar as que já estão implementadas e insuficientemente exploradas.
Muitas vezes isso resulta, para além de gastos inexplicáveis, em resultados inaceitáveis como, por exemplo, o dos tais eleitores-fantasma.
Mais me preocupa ainda que, em vez de se avançar para soluções, se perca tempo na teorização do que está mal e nunca se siga o caminho do passo seguido do passo seguinte, descomplicando os problemas em vez de lhes acrescentar complexidade.
Deve ser sina.
Um abraço

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.