"Escolha de outro local inviabilizaria financiamento da UE".

Eis o "argumento" decisivo. Consideremos o aeroporto feito na Ota. A culpa é de todos os governos que não decidiram antes. Na realidade, o actual Governo foi forçado a escolher a Ota. Perante isto e perante o facto de este governo ter sido eleito democraticamente, não vale a pena bater mais no ceguinho. Já todos percebemos o que se passa.

Este blogger, no que se refere à OTA, entra em modo "limitação de avarias". Escolhido o local há um ror de coisas que podem ser mal feitas e irreflectidas. Coisas integralmente da responsabilidade do actual governo. Bom senso, rigor e defesa do interesse nacional. Eis os princípios que deverão nortear todo o projecto que se desenvolverá. É esta responsabilidade do governo.

Para a história fica que todo este processo político é, de longe, a maior mancha política da acção do actual governo e um forte handicap com consequências algo imprevisiveis em outras áreas da acção política. Esperemos que tenha sido o ponto mais baixo da actual legislatura.

Na melhor das hipóteses tiraremos de tudo isto uma lição colectiva: nenhum outro grande projecto de investimento público deverá ser arrastado, mal amanhado e decidido como este. Espero que a tendência seja a de termos um escrutínio deste tipo de decisões cada vez maior.

E já agora, espreite-se este post (também atacado de um ou outro ponto _ _ _ _ g ó g i c o). Mas ainda assim interessante.

E ainda este de JPP.

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading