Mais uma corrente que a Gotinha teve a… simpatia de me passar.

1. Qual o último filme que viste no cinema?
“Quatro” de um cromo Russo da minha idade, Cinemas King, no festival indy de Lisboa – inenarrável – blheq! E eu que pensava que os filmes da Teresa Villaverde eram insuportáveis… Espero não repetir esta experiência negativa num outro espectáculo russo, amanhã à noite.

2. Qual a tua sessão preferida?
Programa tipo: jantarinho mais cinema costuma funcionar, mas também não se rejeita uma escapadinha perfeitamente impulsiva ao cinema mais próximo, no final de um dia de trabalho. Em tempos longínquos também pratiquei o cinema sozinho e guardo boas recordações.

3. Qual o primeiro filme que te fascinou?
Esta agora… Restringindo a filmes vistos no cinema: Herby no Rally de Monte Carlo da Disney??? Sou muito impressionável… Enchi a barriga de riso. Deve ter sido o meu primeiro filme, no estúdio 2M em Mem Martins. Se levantasse a restrição “visto na sala de cinemaâ€? seria muito difícil responder, até porque durante quase uma década devorei quase tudo o que eram matinés na TV com os clássicos americanos, bem como alguns filmes europeus, geralmente vistos como quem estava a ver o Modelo e Detective, e que passavam (quase) à mesma a hora no canal 2. Alguns dos filmes que mais me impressionaram são filmes sem nome; ainda não os reencontrei desde que os vi e na altura não ligava muito a nomes de filmes. Essa é que é essa.

4. Para que filme gostarias de te ver transportado(a)?
Para um filme onde existisse o teletransporte: beam me up Scott!!! To boldly go where no man has gone before … (ligação)

5. E já agora, qual a personagem de filme que gostarias de conhecer um dia?
Xiii. O meu coração balança entre uma personagem religiosa (para lhes contar umas histórias e os evangelizar um bocadinho) e uma figura de ficção científica, tudo gente pouco à mão de semear.

6. E que actor(actriz)/realizador(a)/argumentista/produtor(a) gostarias de convidar para jantar?
Actor falecido: Mario Viegas (por esta não estavam à espera…).
Actor vivo: Uma tal de Scarlett Johansson só para tentar descartar duas teorias, uma sobre as loiras e uma outra sobre a importância de uma ligeira imperfeição (no nariz) na composição da beleza.
Realizador: o Scorcese para lhe dar um Óscar, pá! Se não fosse por isso acho que convidava o Spielberg ou um dos Tims o Robbins ou Burton. Se não fosse pela despesa (sempre são dois) talvez ainda jantasse com os irmãos Cohen. O Woody Allen não, porque tenho a sensação de já ter ido jantar com ele algumas vezes.
Argumentista: a Catarina do 100 nada, acho que tem muito potencial para argumentista de cinema e acho que por esta altura já devia estar farto de falar em inglês!
Produtor: ao Paulo Branco só para saber se lhe costumam perguntar muitas vezes se ele é meu primo.

7. A quem vou passar isto?
Por pura vingança, ao Homem das Neves que já me cravou outra meme que está ainda em lista de espera, mas também, à Cláudia do Mundo de Cláudia (pode ser em inglês), ao João do blogue anteriormente conhecido por Metamorfose e ao Luís da Natureza do Mal.

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading