Imagem estilizada de um cravo disponÃvel na página do Instituto Camões Publico hoje mais um contributo recebido por mail:

Com o 25 de Abril de 1974, Portugal enveredou por um caminho – que se deseja, mas ainda não alcançado – que deveria colocar a sociedade portuguesa ao nível das mais avançadas da Europa.

Não me recordo da situação social pré-revolução, já que era muito jovem, mas pelo que contam os mais velhos era lamentável. Os trabalhadores não tinham direitos, a não ser o de trabalhar, as sanções disciplinares podiam incluir uma semana sem ordenado – mas o trabalhador tinha de continuar a laborar. Não existia nenhuma protecção social, quem ficava desempregado estava sujeito a passar fome. A PIDE tratava de manter os portugueses “na linha” – que o digam os que tiveram o desagradável privilégio de serem obrigados a uma visita às instalações.

Cometeram-se erros, é certo, mas é errando que aprendemos. Estamos melhor do que antes, mas certos sectores da nossa sociedade tentem fazer passar a ideia que não. É preciso relembrar o passado para que este não se repita no futuro. Infelizmente parece que em Portugal se tenta “apagar” o
passado.
Quantos dos nossos jovens sabem o que é o 25 de Abril, como era antes e o que se passou depois?

Só espero que as conquistas de Abril não estejam a sofrer uma inversão, por
ignorância dos portugueses que têm “memória curta”.

Cumprimentos,
Jorge Guimarães Silva

Rádio em Portugal

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading