No edição de Fevereiro desta excelente revista (National Geographic) surge um artigo que recomendo particularmente por julgar muito instrutivo para leigos (como este que vos escreve).
Gostei muito de acompanhar a tentativa de resolução d’“O caso da fuga do Carbonoâ€?.
No artigo descreve-se sucintamente qual o estado do conhecimento humano quanto ao funcionamento do ciclo do carbono. Uma área cuja melhoria das nossas competências se poderá revelar fulcral para evitar (ainda mais) catástrofes ambientais.

O mistério da pergunta assenta na incapacidade em se explicar o destino de cerca de metade do carbono libertado anualmente para a atmosfera. Aparentemente, considerando os hábitos civilizacionais correntes, a concentração de carbono na atmosfera tem crescido mas a um ritmo bem abaixo do esperado. Esta boa notícia pode contudo ser compatível com um cenário futuro dantesco.

A explicação para o desaparecimento do carbono da atmosfera resultará de uma reacção da própria natureza como consequência da maior concentração deste elemento no ar e do próprio aquecimento global. Este factos estão a estimular um empenhamento adicional dos sumidouros de carbono naturais habituais.

No entanto, a manter-se o cenário actual de emissões crescentes de carbono para a atmosfera (através da extracção de combustíveis fósseis que funcionaram como deposito inerte durante largos milhões de anos) a resposta esforçada da natureza em retirar o carbono do ar terá os dias contados fruto de uma espécie de sobre-aquecimento produtivo da flora e fauna terrestre.

Mais que não seja ainda no âmbito da tomada de consciência das consequências bem directas que nos esperam, resultantes do somatório de tantas decisões individuais que tomamos (por exemplo, usar cinquenta automóveis particulares para transportar cinquenta pessoas em vez de um colectivo que com muito menos combustível transporta as mesmas cinquenta) convém conhecer o ciclo do carbono.

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading