Categories
Portugal

O Adufe

Estou impressionado com a quantidade de páginas na net que se referem ao instrumento ícone deste blogo!

Dizem que é folclórico, tradicional, antiquíssimo, conhecido desde a antiga mesopotâmia. Apreciado por egípceos, romanos…portugueses.
Será que não nos falta um bocadinho de percursão deste batedor que nos acompanha desde os inícios da nacionalidade?

Para já, para os que ainda não conhecem o aspecto fica a imagem gentilmente pedida de empréstimo aqui (vejam bem que até os há à venda na net para inglês ver)!

Em blogues futuros seguir-se-ão mais detalhes da história e das estórias sobre este pandeiro quadrado de origem árabe que é potencial ex-libris da Beira Baixa.
Para já ficam duas ou três páginas com alguma informação interessante:

O melhor talvez seja este. Permite-nos ouvir alguns exemplos de música portuguesa com adufe (poucas mas boas!!), conhecer um pouco da sua história e até algumas “Playing techniques and Drum Care!! (tudo em inglês):

www.adufe.com

Para detalhes históricos e um manifesto pró-reintrodução do adufe:
www.urbanodrums.com

Para ouvir ao vivo e a cores é contactar a As Adufeiras de Monsanto!

Se a linha de código invisível (aqui em baixo) funcionar, teremos a primeira imagem no Adufe.Blogspot.com… se a coisa não correr bem é só ler o mote lá acima bem por debaixo do título e imaginar o dito cujo e a batida!

3 replies on “O Adufe”

Só vi hoje!
Obrigado pela referência feita à minha página sobre o Adufe e à divulgação do meu Site proporcionada pelo “Adufe.pt”.

Um bom 2005 para todos.
Urbano Oliveira

Olá!

Encontrei-vos numa pesquisa e resolvi acrescentar – se for útil – a informação que recolhi no meu site. É verdade que está pobrezinho (online), mas foi o fruto de uma aprendizagem sem professor . Apesar de tudo, para um verdadeiro usufruto do adufe e das Adufeiras, o melhor é mesmo visitar Monsanto. Nada online, muito in loco… enquanto Monsanto existe!

Um abraço!

http://www.geocities.com/monsanto_pt/

Comments are closed.