Ainda as bibliotecas. Anda por aí a circular uma petição “Em defesa da leitura…” que resumidamente reza assim:
A Comissão Europeia quer que as bibliotecas passem a pagar às editoras para emprestarem os seus livros ao público. Consequência: as pessoas passariam a pagar para ler ou consultar livros nas bibliotecas!!!
A BAD (Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas) está a fazer uma petição para tentar evitar esta monstruosidade: http://www.petitiononline.com/PetBAD/petition.html

Ora ontem indiquei aqui que apenas 8 dos 308 concelhos existentes em 1999 não tinham bibliotecas, hoje deixo-vos a lista dos 10 concelhos com os maiores rácios de documentos emprestados pelas bibliotecas a leitores por cada 1000 residentes. Em todos eles as médias dão mais de dois documentos emprestados por residente. As médias são sempre traiçoeiras mas julgo que neste caso são indicativas. Na lista que surge em baixo contarão contudo 11 nomes de concelhos, um deles não pertence ao top 10. Qual é?

1.Alcanena
2.Aveiro
3.Castro Verde
4.Lisboa
5.Pedrógão Grande
6.Penedono
7.Porto Moniz
8.São Vicente
9.Sousel
10.Vila Nova da Barquinha
11.Vila Real

À noite ou amanhã de manhã fica aqui a resposta e mais alguns factos sobre esta questão (dados do INE de 1999 disponíveis gratuitamente no site – cálculos da minha responsabilidade).

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading