Informa-nos a TSF que:

Autarcas reivindicam construção de maternidade
A Associação de Municípios do Litoral Alentejano reivindica a construção de uma maternidade em Santiago do Cacém. A obra já foi prometida duas vezes, mas tem sido sempre abandonada. O presidente da câmara de Santiago do Cacém e da Associação de Municípios do Litoral Alentejano, Vítor Proença, garante que a maternidade poderá fazer mais de 800 partos por ano.
(…)”

A referência a Santiago do Cacém traz-me à memória um episódio profissional porque passei há coisa de quatro anos. Então, fui convidado a acolher e a “dar uma aula”, no INE, a algumas turmas de adolescente acompanhados pelos respectivos professores que se deslocaram em visita de estudo. Nos preparativos da aula (eu não sou professor!) tentei perceber o que é que mais poderia cativar os “petizes”. Não sei se o objectivo seria cativar, mas a resposta dos professores foi muito clara: por favor, arranje informação sobre a maternidade na adolescência. Confesso que o tema me surpreendeu…

Descobri na altura que Santiago do Cacém era o terceiro concelho mais populoso do Alentejo (situação que se mantém) só sendo ultrapassado por Évora e Beja. Santiago do Cacém era também um dos raros concelhos do Alentejo e do País onde o número de nascimentos de mães com menos de 20 anos havia aumentado ao longo da década de 90 (que eu saiba o INE não tinha nem tem dados sobre abortos…). Um concelho que envelhecia como todos os outros mas onde se conviviam simultaneamente com um número proporcionalmente crescente de mães adolescentes.
Não sei se a situação se mantém até hoje, mas retive na memória os desabafos de professores frustrados por não conseguirem “acordar” os seus discípulos. Queixavam-se de estar perante jovens desmotivados, amorfos, sem interesses ou perspectivas de futuro no local onde viviam. Foi a primeira vez que o “Portugal Deprimido” de que tanto ouvia falar se me revelou em tão insuspeitos rostos de jovens quase da minha idade.

Gravidezes na adolescência resultantes de uma mistura de ignorância com tédio?

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading