Hidrogénio – há por aí alguém de fisico-química que me esclareça?
O João Miranda tenta pôr uma pedrinha na engrenagem das vantagens do hidrogénio. E faz muito bem pois entre leigos os níveis de ignorância são elevados e precisam de esclarecimento.
Diz o João:
“O hidrogénio não é uma fonte primária de energia. Todo o hidrogénio é produzido a partir de outras fontes de energia, principalmente combustíveis fósseis.”
Ora bem, se percebo o processo, para obtermos o Hidrogénio precisamos de energia para a electrólise (separação dos átomos de hidrogénio do de oxigénio se usarmos a água como matéria prima).
No final das contas, o que nos interessa é que o consumo do hidrogénio “produzido” gere mais energia que a necessária para produzir hidrogénio. De preferência muito mais. Se tal acontecer é bom de ver que os combustiveis fósseis podem passar à história. Seja ou não o Hidrogénio uma fonte primária.
Er… Quer dizer… Podem passar à história quando se resolverem os problemas de armazenamento e quejandos que ocupam centros de investigação por esse mundo fora, Portugal incluído.
February 13th, 2004 at 10:48 pm
Andas a pretender fazer uma bomba!??
February 14th, 2004 at 12:24 am
Em teoria, a energia gasta pela hidrólise da água é exactamente igual à energia produzida pela combustão do hidrogénio. A lei da conservação de energia a isso obriga (1ª lei da termodinâmica).
Na prática, todo o processo tem perdas. Gasta-se sempre mais do que aquela que se produz na combustão.
O hidrogénio só tem interesse por dois motivos:
– permite acumular energia
– não é poluente. A poluição é deslocada dos centros habitacionais para o local onde o hidrogénio é produzido.
Actualmente, o hidrogénio não é produzido por hidrolise da água. É produzido por combustão parcial de hidrocarbonetos como o metano ou o etanol.
February 14th, 2004 at 12:05 pm
Ok. Assim sendo as vantagens não serão muito significativas ainda que não negligenciáveis, isto admitindo que é mais fácil e rentável controlar mais eficientemente e eficazmente a poluição numa central localizada do que num parque automóvel de milhões de veículos.
Contudo, resta o grande problema da fonte de energia…
February 17th, 2004 at 7:36 pm
Já aprendi uma coisinha hoje 🙂
March 4th, 2004 at 9:50 pm
alguem sabe onde posso obter informações sobre hidrolise, de uma forma pratica e objetiva.
Já fiz um automovel funcionar com hidrogenio, agora quero tentar um avião.
April 28th, 2004 at 2:46 pm
ae, eu estou começando a pesquisar sobre a utilização do hidrogenio como combustível…. se alguem puder me ajudar, entrem em contato
obrigado
May 17th, 2004 at 12:58 pm
Energia disponível é o que não falta. S’o que não está disponivel onde é preciso. Aqui põe-se um problema comercial (comprar barato onde há excesso e vender mais caro onde faz falta cobrindo as despesas de transporte e armazenamento, amortizando o investimento e já agora gerando algum lucro).
Ora a energia solar chega-nos quase gratuitamente (digo quase porque o local de captação tem algum custo).
A transformação desta energia solar em energia eléctrica (se não for exigente no rendimento) não é nada caro, basta ter uma junção de dois metais diferentes a receber essa energia e ligando várias junções em série obter a voltagem DC conveniente para armazenar essa energia em baterias.
No próprio local de produção de energia eléctrica por electrólise da água pode obter-se o hidrogénio que se pode armazenar em células de combustível duma forma limpa e barata.
Só é preciso encontrar comprador que nos compense.
June 16th, 2004 at 4:39 pm
que merda
June 17th, 2004 at 6:10 pm
SE puderem, mandem umas fotos para eu utilizar em um trabalho de pesquisa cientifica será de grande ajuda, e tambem alguns artigos que possam aprimorar meu conhecimento nessa área.Essa forma de energia é o que muitos Biólogos esperavam uma forma menos poluente da natureza.
September 3rd, 2004 at 1:48 am
usar energia eólica, já que`à beira mar existe abundancia de ventos
October 12th, 2004 at 4:53 pm
O hidrogenio não é um recurso energético, é um veiculo de tranporte de energia.
A energia para a electrolise (energia electrica)pode ser obtida em centrais termicas, hidroelecticas, eolica, solar ou nuclear.
A vantagem de teres um carro a movido a hidrogenio, em relação a combustiveis fosseis, é que o teu automovel aproveita no máximo 30% da energia consumida e uma central termica pode ser acima dos 60%. As centrais nucleares não consomem combustiveis fosseis (emissões de CO2 é de 0%).
January 27th, 2005 at 3:09 pm
espero que tenhas noção da radioactividede!!!