Hoje foi um daqueles dias…

…em que valeu a pena espreitar a net a estas horas. Belo texto sobre as propinas e o ensino superior do João da Metamorfose (uma leitura mais que diária). Deixo um “cheirinho”, o resto está ali ao lado, algures além Atlântico.

propinas :-

não sei se será ou não útil para a discussão, mas nos estados unidos a propina anual para a frequência de uma (boa) instituição de ensino superior varia entre 5 000 e 35 000 dólares por ano – o menor dos valores, se um estudante frequentar uma boa universidade pública do estado onde habita, e o mais alto, se frequentar uma boa universidade privada.
só que são raros os estudantes que pagam estes valores na totalidade. e isso, porque há mil e uma maneiras de financiar a frequência de um curso superior:
há bolsas de mérito atribuídas por universidades e por agências estaduais, federais e privadas;
há bolsas atribuídas pelas instituições de ensino superior a estudantes que queiram trabalhar algumas horas por dia na biblioteca, na livraria, na cantina, ou a dar aulas de apoio a alunos de anos anteriores.
há empréstimos federais atribuídos aos menos favorecidos, e que só começam a ser pagos quando o estudante arranjar emprego estável;
e há, ainda, a malha social de apoio que passa pelos familiares, amigos e comunidades, os quais desenvolveram expectativas positivas relativamente ao investimento que representa a frequência de um curso de ensino superior, porque foi nesse sistema de valores que foram educados. (…)