Publico um comentário que deixei ao Bruno no Avatares de Um Desejo a propósito desta sua prosa:

A intencionalidade a que julgo se referirem os visados [JPP e Tiago Barbosa Ribeiro] existiria se a resposta à seguinte afirmação fosse positiva:
Israel sabia que o prédio estava repleto de crianças e suas mães, sabia que não havia por lá nenhum alvo militar e elegeu-o por isso para ser destruido?

Eu não tenho condições para responder à pergunta nem num sentido, nem noutro. Sei que Israel não releva ou não tem relevado nas suas opções militares o risco de provocar vítimas entre os civis, mas daí a afirmar que Israel tem intencionalidade em visar especificamente os civis parece-me uma afirmação que, apesar de Canaã, merece ser fundamentada.
O mais básico conhecimento militar também nos diz que entre um massacre premeditado de civis e uma má informação da inteligência militar vai uma curta distância. Mas vai uma distância.

E tendo dito isto remeto-me para os dois últimos parágrafos do post "Impulso" que escrevi no Sábado. 

Share with

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading