Santos laicos e John Stewart

“As minhas admirações vão para Ghandi e Mandela. São os únicos santos laicos da política que conheci. E Churchill, é claro.(…)
Se fosse americano teria votado nele? [Em Obama]

Com certeza. Devo dizer que partilho de um comentário que ouvi na televisão, nas vésperas da eleição: “Sinto que amanhã é o dia mais feliz da minha vida”; “por causa de Obama ou de McCain?”, “porque vai embora o Bush”. É isto. (…)
Quem são, para si, as grandes figuras da História?

Tenho muitas inspirações. Algumas até femininas. A dona Filipa de Lancastre, por exemplo. Mas há outras figuras… Infante D. Henrique, Padre António Vieira. Impressionou-me sempre muito a geração dos Vencidos da Vida: Mouzinho de Albuquerque e Antero de Quental.

Suicidaram-se os dois.

Sabe que o Unamuno, quando soube disso, disse que éramos um país de suicidas? E eram dois homens iluminantes, cada um com a sua opção. Mas tinham uma fé no conceito do país. Não podiam fazer escolhas. As pessoas que vivem o conceito do país é como se vivessem uma paixão impossível. Sou muito institucionalista, sabem? Acredito que as instituições são a única coisa de sobrevivência e de eternidade. Não somos nós.

Adriano Moreira apresentando as suas Memórias ao Expresso.

Share with

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading