Foto:A23, Abrantes,ontem.
“Já pensaram na pachorra que é preciso para ser Deus? Lidar com toda a humanidade ao mesmo tempo deve ser horrível. É que Deus tem de conviver com todo o tipo de pessoas. Neste caso é mesmo todo o tipo de pessoas. Não há dúvida que Deus tem de ser Deus só para conseguir suportar ser Deus.
Ser Deus é ser incompreendido. Não existe nada no mundo tão evidente, tão visível, tão compreensível como Deus. Deus, porque é Deus, resplandece em tudo. Por isso, a existência de Deus é uma das certezas mais consensuais da humanidade. No entanto Deus está também acima de tudo, infinitamente acima de tudo. Claro que Deus sabe que as suas criaturas nunca O conseguirão compreender. O problema não está aí, mas na forma como as criaturas lidam com o que não entendem.”
João César das Neves, no DN de hoje:Deve ser horrível ser Deus.
Ou de como, lendo este reconfortante artigo, deixe de ser menos horrível ser Homem, com todo o rol das conhecidas limitações.
De facto, cada vez mais, acho que o problema está em não termos lido, palavrinha a palavrinha, todo o “Livro de Instruções” com que viemos munidos.
Mas estamos sempre a tempo.Também está lá essa alínea.
antónio colaço