O derby de ontem cumpriu com aquilo que nem sempre se consegue ver mas sempre se espera de um jogo de futebol entre duas equipas equiparáveis e representativas de rivalidades quanto baste. Jogo rasgadinho, cheio de emoção do início ao fim, com golos e momentos de bom futebol. Houve também o resto: penaltys por marcar, a bela da cotevelada nos queixos quando “ninguém” estava a ver, uma ou outra sobre-representação teatral e, claro, intragáveis imitações de queijadas de Sintra à vendas nas bancadas.
Tenho tido a sorte de ver pouquíssimos desaires do Sporting em Alvalade e o dom de me ter esquecido de todos aqueles a que de facto, acredito, ter assistido, particularmente no que se refere e encontros com o nosso grande rival*.
Selectiva, a memória, como se quer, não me permite esquecer que se repetem quase todos os anos arbitragens miseráveis, perdão, inteligentes, e que, quase sempre, tem sobrado Liedson e equipa para anular mais essa contrariedade. Dirão alguns que esta sina é isso mesmo, uma constante da vida deste desporto nacional que acrescenta pimenta ao prato e vai permitindo tantas e tantas vezes alimentar perigosas e enganadoras ilusões de normalidade (e de futuro) entre os bizarros projectos desportivos que têm vindo dos lados de Benfica. A chatice é que esse suplemento gratuito aliado à possibilidade de poderem errar mais um pouco (financeiramente, por exemplo) do que o resto dos clubes nacionais dá por vezes uma vantagem complicada de anular.
Mas adiante, a notícia do dia é que mais uma vez o Sporting renovou os suplementos de esperança face ao próximo jogo, e, avaliar pela história recente, apenas até ao próximo jogo.
Mas como bom Sportinguista não hesito em esperar renovando a pergunta: será desta que conseguiremos uma bela sucessão de boas exibições em crescendo de resultados?
Humildemente é só isso a que o adepto de futebol pode desejar em ano de favas contadas em termos de campeonato. Eu diria que é já pedir o quanto basta para ir gostando deste circo e é também pedir um tanto mais do que aquilo a que temos tido direito.
Amanhã haverá outro derby e daqui a pouco trutas inglesas. Segue a dança em jeito de bailinho. Saúde!
* Minto com todos os dedos que tenho nas mãos, naturalmente.