Categories
Economia Política

A ler : "Cavaco é populista?"

No meio da algazarra de “puristas” do mercado que vêm criticando o reparo do PR à crescente disparidade de remunerações que se vem mantendo entre gestores e não gestores no seio de algumas (muitas) organizações nacionais, recomendo pelo equilíbrio e clareza de argumentos a leitura do texto de hoje de Luísa Bessa no Jornal de Negócios com o título: Cavaco é populista?

2 replies on “A ler : "Cavaco é populista?"”

Sou quase iletrado, mas se um gestor português ganha em média 275.000 anuais (SIC Notícias) e um espanhol 250.000, um alemão 170.000 e um inglês 700.000, não seria bom que os gestores portugueses fôssem para Inglaterra e Portugal contratásse gestores alemães? Não serão tão bons como é evidente mas bastante mais baratos.
Também li, salvo erro no Diário Económico (um artiguinho refundido lá nas páginas interiores) que um estudo indicava a fraca qualidade das lideranças empresariais em Portugal como responsável pelo baixo desempenho do país. Costumo é ouvir dizer que é devido à baixa qualificação dos portugueses. Enfim estou meio baralhado!

Ou muito me engano ou as motivações de Cavaco, no seu discurso de fim de ano, são “apenas” de tipo moral e profissional. Ele não disse que o excesso ganho pelos gestores deveria ser distribuído pelos restantes trabalhadores e, por isso, parece-me que se equivoca quem vê nele uma “preocupação social”.

Cavaco acha que é imoral a diferença entre os salários dos gestores e os dos meros trabalhadores, talvez porque pode criar mau ambiente de trabalho. Ele também pensa provavelmente que muitos gestores são incompetentes e que por isso não justificam o seu vencimento. Em qualquer dos casos está preocupado com a rentabilidade das empresas.
Cavaco nada disse sobre os lucros dos accionistas. Os gestores, pelo menos em teoria, contribuem para o sucesso da empresa. Até são, em muitos casos, também trabalhadores assalariados.
Para equilibrar os salários dos gestores com os dos trabalhadores comuns Cavaco podia, em alternativa, ter proposto a diminuição dos lucros com aumento dos vencimentos mais baixos.

Cavaco não tocou nos lucros dos proprietários, que nos últimos anos têm crescido em muitos sectores.
Apenas tentou reduzir os salários de uma parte, a mais bem paga e mais invejada, dos trabalhadores.
Mais uma medida de “proletarização das camadas médias” ?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.