(Já há muito tempo que não se “disparatava” no Adufe. Cá vai.)
Títulos alternativos:
Brain Storming sobre a 2ª lei da termodinâmica
ou
Efeitos secundários de um Ben-U-Ron estragado?
ou ainda
Um post rotundo
Esta segunda lei deve ser das leis mais contra-natura que há no mundo – e desculpem-me o pleonasmo.
E se esta lei da entropia se aplicar também à economia e à política? A cada novo esforço de sistematização ou de sintetização – tu aí que estás a trabalhar, por favor, pára! – mais mergulhamos no caos?
Passo os dias a dizer e a ouvir dizer que o “mundo” não é preto e branco, deve ser da tal lei. Caminhamos todos para o cinzento mas como isso é “anti-natural”, os humanos preferem coisas bizarras e anti-naturais como votar em George W. Bush que é claro e simples. Está lá tudo, na entropia e no medo dela.
…Contudo, lá no fundo, a lei é que leva a melhor, basta darmos liberdade à variável tempo… Mesmo quando escolhemos quem nos apresenta o mundo a preto e branco!
4 replies on “2ª lei da termodinâmica”
Essa sobre as leis da termodinâmica…
Apetece perguntar: a água é boa ou má?
É boa? Então e quando chove demais e há enxurradas que matam pessoas e destroem tudo à sua passagem?
Depois de Einstein tudo é relativo, meu caro (antes também já era, mas não em forma de “lei”)! E nem por isso as “leis” deixam de ser “leis”!
O que não há dúvida é que a termodinâmica é mesmo assim!
Einstein (ou as suas teorias) nunca afirmaram que “tudo é relativo”. Há agora uns originais (ditos “pós-modernos”) que defendem mais ou menos isso, mais ou menos, mas como prometem uma “nova ciência”, cá estamos à espera das suas “novas leis”.
Mas nesta lei nada é relativo, tudo converge para uma estagnação absoluta, no fim tudo é inerte.
Existimos em areias movediças mas num registo temporal suficientemente vasto para não nos apoquentarmos demasiado durante a nossa curta existência individual 🙂
por favor me mande os exercicios da 2ª lei da termodinamica