Se forem poucos estamos perante uma evidência: “Da sua credibilidade: Como destruir a estatística, a economia e o jornalismo em três tempos”

Eis a notícia da TSF:

“Estudo estatístico dá vitória à França
Um aluno finalista da Faculdade de Economia do Porto realizou um trabalho a partir de algumas variáveis e dá a França como a selecção com maior probabilidades de ganhar o Euro 2004. (15:38 31 de Março 04)

Ricardo Magalhães utilizou variáveis que vão desde as apostas em Inglaterra à análise dos resultados mais recentes e realizou mais de duas mil simulações.
A conclusão a que chegou é que a França é a selecção que tem mais hipóteses de ganhar o Europeu de Futebol.
Em segundo lugar surge a Inglaterra com 13.5 por cento de hipóteses e Portugal partilha o terceiro lugar com igual probabilidades da Espanha.
Ricardo Magalhães adianta que este seu trabalho tem um grau de confiança de 95 por cento.”

Ena pá! Um grau de confiança de 95%! Mas isso e mesmo muito alto. É quase certinho que ganha a França e que nós perdemos, pela terceira vez, a meia-final de um europeu com os tipos! Um grau de confiança de 95%… Coitados de nós. Um grau de confiança… O jornalista que escreveu isto deve ter ficado banzado quando lho disseram a ele. Já deve andar na rua a vender os bilhetes que tinha comprado.

Mas que raio será um grau de confiança de 95%? Se eu disser que a Inglaterra tem 13,5% de hipóteses de ganhar… com 95% de confiança, tudo fica mais estranho… Não acham?

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading