Pois é Paulo temos de lutar contra a carga patética das comemorações do 25 de Abril.
(…) Não deixa de ser irónico que quando se comemoram os 30 anos do 25 de Abril, a democracia portuguesa atravesse um dos seus piores momentos.
P.S. â Todavia, em vez de enfrentar os problemas reais, os lÃderes polÃticos andam entretidos a discutir se as comemorações do 25 de Abril devem ter lugar sob o signo da ârevoluçãoâ? ou da âevoluçãoâ?… Patético. in BloguÃtica
Lanço um desafio: rever estes últimos 30 anos e identificar os momentos históricos em que a vida polÃtica portuguesa se pautou pela elevação e pelo exemplo para o futuro. O que temos a agradecer à democracia, aos nossos representantes polÃticos, à nossa experiência democrática?
Que situações, acontecimentos, governos ou governantes, movimentos associativos, pessoas, acções, vivenciadas e conhecidas ao longo dos últimos 30 anos poderão servir de guia, de peças para um manual de boas práticas para uma democracia mais eficaz, participada e respeitada?
Aos leitores interessados em aceitar o desafio peço-lhes que enviem por e-mail um ou dois pontos de reflexão – poucas linhas podem dizer muito – centrados nos tópicos referidos (personagens, acontecimentos, atitudes, medidas, etc) que viveram e que vos fizeram reforçar ou recuperar a crença na democracia representativa. Sugiro que usem o mail: rmbranco[at]yahoo[ponto]com
Viva o 25 de Abril! Mas deixemos o 25 de Abril concreto, daquele dia em 1974 (não faltarão ocasiões para recordar este ano), pensemos no pós 25 de Abril de 1974, no que ele proporcionou.
Naturalmente o desafio é para miúdos e graúdos, meninos e meninas, naturais ou não naturais (falo do local de nascimento…). Cidadãos com plenos direitos que passem pelo Adufe e queiram ajudar a juntar coisas boas. Notem que as opiniões visam publicação e mencionarei todos mesmo aqueles que por motivos editoriais (por repetirem situações já referidas por outros) venham a ser preteridos na publicação. Reservarei anonimato a quem o requerer.
Em princÃpio, a publicação far-se-á mais cerca do final do mês de Abril. Havendo quem tenha ganas de participar.
O que houve de bom nestes 30 anos de democracia?