Hoje houve Adufe porque existe Clix gratuito. Há menos de um mês a empresa de Paulo Azevedo suspendou a angariação de novos clientes ao seu produto ADSL. Na palavras do Clix, em e-mail enviado ao seus utilizadores, a suspensão surge como consequência da actuação da PT no mercado de banda larga:
“Sendo o detentor da infra-estrutura e actuando simultaneamente como operador grossista e retalhista, a PT aumenta injustificadamente os custos dos operadores conduzindo a esmagamento de margens com vista à minimização da concorrência.
Como resultado, hoje temos em Portugal uma situação singular: quanto mais clientes ADSL um operador alternativo tem, maior o seu prejuÃzo. ” (citação do E-mail transcrito em anexo).
Não quero entrar em juÃzos de valor muito profundos porque não tenho informação para me sentir à vontade neste campo, contudo, manifesto a minha estranheza quanto ao que se está a passar na disponibilização do serviço de Banda Larga, um assunto tão em voga na boca do nosso primeiro ministro ainda esta semana. Lembrem-se que o IOL havia já suspendido o seu serviço pelos mesmos motivos.
Umas más linguas dizem-me que o Estado vendeu a infra-estrutura à PT para conseguir cumprir o défice … Será verdade? Será que o que se passou em 2002 tem agora ( e nos próximos anos) como linda consequência o reforço da posição dominante do incumbente e mesmo da situação de monopólio, alargando-o também aos novos serviços? E, não menos importante, impedindo o paÃs de se desenvolver ao ritmo desejado a avaliar pelo carácter vital deste desÃgnio reconhecido pelo chefe do executivo há poucos dias ?
Alguém mais instruÃdo que o diga com palavras mais aguçadas. Por hoje digo-vos apenas que:
NÃO TENHO SERVIÃO DE BANDA LARGA DA NETCABO HÃ? VÃ?RIAS HORAS E NÃO TENHO FORNECEDOR DE SERVIÃO DE BANDA LARGA ALTERNATIVO!
SE QUISER RECLAMAR OU ME LIGO ATRAVÃS DE ALGUM BENEMÃRITO FORNECEDOR ALTERANTIVO E ASSIM CONTACTO OS SERVIÃOS DE ATENDIMENTO ON-LINE DA NETCABO OU LIGO PARA OS SERVIÃOS DA NETCABO VIA TELEFONE QUE, ATÃ HÃ? POUCO TEMPO, SEI QUE COBRAVAM CHAMADAS DE VALOR ACRESCENTADO PARA RECEBER RECLAMAÃÃES!
Desculpem a gritaria mas é de alma…
Não há dúvida que a liberalização também nos faz muita falta… Cadê a autoridade ou agência para a concorrência, ou lá o que é, a pronunciar-se sobre as condições de concorrencialidade neste sector?
Já nem falo do regulador (ANACOM) que além da atrofia funcional (um pouco melhor que a do Banco de Portugal quanto aos pequenos clientes como aqui escrevi há poucos dias) é ainda co-responsável pela situação actual.
Limita-se a dizer-nos: AN(D)ACOM o que te dão e ‘tá caladinho.
Luis Nazaré volta!!! Está perdoado!
Boa continuação de fim de semana.
———–
Estimado(a) Cliente,
Vimos por este meio informá-lo(a) que, a partir do dia 20 de Janeiro de 2004, a oferta do serviço de acesso à Internet Clix Turbo ADSL encontra-se suspensa para novos Clientes.
O Clix continuará a prestar o serviço de acesso ADSL a todos os seus actuais Clientes, nas mesmas condições e com a qualidade que tem oferecido até à data.
As ofertas dos serviços de acesso à Internet Clix Free, Clix Rapidix, Clix Control e Clix Noitadas manter-se-ão inalteradas.
As razões da suspensão
O Clix viu-se forçado a tomar esta decisão como consequência da actuação da PT no mercado de banda larga. Sendo o detentor da infra-estrutura e actuando simultaneamente como operador grossista e retalhista, a PT aumenta injustificadamente os custos dos operadores conduzindo a esmagamento de margens com vista à minimização da concorrência.
Como resultado, hoje temos em Portugal uma situação singular: quanto mais clientes ADSL um operador alternativo tem, maior o seu prejuÃzo.
A suspensão da oferta de ADSL a novos clientes manter-se-á até que sejam tomadas medidas regulatórias que permitam a rentabilidade dos operadores alternativos e a livre concorrência no mercado de banda larga em Portugal.
As consequências
Qual o resultado das acções da PT e da ineficaz regulação do mercado? O mercado de banda larga fica um passo mais próximo de regressar a uma situação de monopólio. No futuro e sem concorrência, a Portugal Telecom poderá oferecer os serviços que entender e praticar os preços que desejar. Sem opções alternativas, os consumidores saem a perder.
O futuro do Clix
O Clix nasceu para surpreender e inovar no mercado de Internet em Portugal. Por isso, não vamos cruzar os braços. Não é esse o nosso espÃrito. Vamos continuar a lutar para que se criem condições de concorrência saudável no mercado de ADSL. Vamos também continuar a olhar em frente, em busca de novas soluções de acesso à Internet de banda larga, que provem ser verdadeiras alternativas à rede PT, soluções que beneficiem os consumidores e o mercado da Internet em Portugal. O Clix espera por isso, apresentar novidades muito em breve.
Dúvidas e informações
Caso tenha dúvidas ou necessite de informações adicionais, por favor contacte a linha Informativa Clix, pelo telefone 210 111 777 (das 13h à s 22h – Lisboa) ou pelo email info@clix.pt
Melhores cumprimentos,
Serviço de Apoio ao Cliente
19/01/2004