Categories
Portugal

A Pobreza em Estudo (act.)

Passei o dia numa reunião onde se discutiu a pobreza em Portugal, como medir, que medidas de análise tomar para melhorar as potencialidades de aplicação de política económica, como enquadrar o que se quer a nível Europeu com as necessidades de conhecimento interno, etc.
Já não andava nestas andanças há dois anos… É de facto um tema apaixonante e extremamente melindroso. O investigador não se pode dar ao luxo de esquecer a quem serve, de esquecer como o seu trabalho vai ser escrutinado. É preciso ter muito poder de antecipação face às criticas dos colegas investigadores mas principalmente é preciso conhecer a mentalidade dos políticos e dos diplomatas. Uma pequena falha ou apenas uma imprecisão pode pôr todo um trabalho em perigo. E imaginem o desafio que não é sociólogos, assistentes sociais, economistas chegarem a um entendimento nas formas de análise de modo a se chegar a uma abordagem integrada que sirva os objectivos de enquadramento macro-económico e não despreze o nível micro das “bolsas” de pobreza, do “trabalho de campo”.
É bom saber que ainda mexe este tema mesmo a nível estatal. Se e quando houver dados mais concretos e divulgáveis terei muito gosto em aqui os promover.

5 replies on “A Pobreza em Estudo (act.)”

A mim interessa-me bastante o tema; cá fico à espera. Se tiveres dados brutos, também gostaria de poder analisar um bocadinho (muitos dos métodos estatísticos que uso para as ecologias podem ser aplicadas às ciências sociais). Até lá, então…

Comments are closed.