Abruptamente surge nova referência permanente neste blog. Tenho tentado ser criterioso, usar como único e exclusivo critério para promover [que raio de palavra vou pôr aqui? Companheiros? camaradas? colegas?] vizinhos desta esfera aqueles cujo conteúdo me toca de alguma forma que me parece enriquecedora. O Abrupto é por demais conhecido e é já uma referência, mas isso não me deverá impedir de sublinhar “a simples moralidade de pessoas comuns”. À parte o discussão concreta que levou o Abrupto a esta frase, generalizo perguntando se é por aqui, por nos tentarmos centrar em algo tão difuso como a “(…) simples moralidade das pessoas comuns (…)“, que nos devemos orientar nesta vida? Especialmente nos momentos de descrença?
Esta proposta é seguramente algo menos concreta que a simples lei da procura e da oferta ou que qualquer outra construção ideológica ou religiosa mais ou menos batida, mas se bem percebo é um mínimo denominador comum que resolveria muita da estupidez e sofrimento por que passamos enquanto cá andamos. A subjectividade do conceito pode-se reduzir elegendo valores a cultivar que no meu subjectivo entendimento a enformam como a decência, a honestidade, a compreensão e o respeito pelos outros e por nós próprios.

Se tentássemos sempre ter isto em mente tudo seria melhor. Seja qual for o nosso ofício ou mester…
Eu creio que tudo pode ser melhor. Pela parte que me toca vou tentando andar por este caminho com a ajuda dos meus amigos e com um adufe onde dar umas batucadas sempre por perto!
Bem hajam!

Share with

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading