macas11.jpg

Em homenagem ao avô Álvaro, que não tenho o prazer de conhecer, avô do nosso amigo Rui, mas a quem se deve, de alguma forma, estar aqui – foi o continuado apego do Adufe inicial ( não , não quer dizer que haja um défice de Benquerença…) à fala das fainas do avô, nomeadamente, da apanha dos marmelos, vindimas, creio, tudo coisas outonais -que dedico esta descoberta ontem efectuada naquilo que pode configurar um apelo, “venham de lá esses segredos conventuais“. Falo de doçaria, já se vê.

Não é que se decidiu lá em casa aproveitar as maçãs e os marmelos, que ameaçavam apodrecer, antes de conhecerem a marmeládica caçarola, e evitar, assim, que enchessem os cofres de uma qualquer valnor? Vai daí, qual Maria de Lurdes Modesto de trazer por casa, repare no que se fez:

Nada melhor do que cortá-los aos pedaços, aproveitando as partes sãs. Cozem-se, com um pauzinho de canela, depois de cozidas sujeitam-se aos furores demolidores da varinha mágica que as reduz a pó, perdão, a uma deliciosa pasta. Na caçarola, ao lado, faz-se açúcar em ponto pérola ( é aquele que não é caramelizado, pronto!) e adiciona-se-lhe meia dúzia de gemas, mexendo sempre, para não cozerem.Em seguida, junta-se-lhe o marmelo e a maçã em calda, mexendo sempre, finalizando com a adição das claras em castelo que sobraram das gemas ( claro!). Deita-se numa tigela grande e polvilha-se com canela.

farofias1.jpg

Vai ao frigorífico e serve-se fresquinho! Uma espécie de soufflet, onde a acidez do marmelo e a doçura da maçã, embrulhados num lençol de açucar e fofas claras, proporcionam momentos de uma gulosa cumplicidade,pois então!

Um casamento perfeito.

Venham de lá, também, esses segredos conventuais.

antónio colaço

By

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading