Não consigo deixar de pensar que o disparate da FIFA é maior que os alegados pecados do Gil Vicente.

Nas premissas da FIFA, segundo a imprensa portuguesa (será que nos engana mais um vez com interpretações ligeiras sobre notícias futuras tipo esta?) somos todos – clubes, selecções – merecedores do castigo que ela considera justo para o pior pecado de um dos nossos irmãos. Qual Adão e Eva no paraíso, a sentença ameaça os seus descendentes até ao fim dos tempos.

Não, definitivamente, por estas e por outras, os métodos deixam bem claro que a FIFA não é mesmo flor que se cheire. Tudo é desporto, tudo é justiça desportiva, precisamente num tempo em que nada deixa de ser espectáculo, entretenimento e puro negócio. Dá jeito ter um "regulador" internacional que é simultaneamente comerciante, legislador, decisor judicial e executor de sentenças. Isto tem um nome feio, não é coisa bonita.

Mesmo que não seja desta, mais cedo ou mais tarde, César vai apanhar pela medida grande; é só continuar neste crescendo de prepotência. Sim meus amigos, Asterix mora em Barcelos, ou assim parece pensar o galito. Resta saber se há poção mágica que lhe chegue.

Adenda: sugiro a este propósito a leitura dos textos do Miguel Silva no Tempo dos Assassinos , deste outro do Carlos Castro no Tugir, deste do João Miranda no Blasfémias e ainda deste de José Medeiros Ferreira no Bicho Carpinteiro.

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading