Segue-se apenas um excerto dos textos que o JHD tem publicado (e continuará a publicar) n’A-Metamorfose. Eu já aprendi umas quantas coisas e juntei outras tantas para ir formando opinião…

" (…) Há quatro variáveis essenciais num processo de fissão nuclear controlada. Primeiro, nem todos os núcleos que existem na natureza são passíveis de sofrerem fissão induzida. Segundo, num reactor, os neutrões altamente energéticos têm que ser desacelerados para poderem sustentar a reacção e para que não saiam descontroladamente do reactor. Em terceiro, alguns dos productos da fissão são naturalemente radioactiavos, i.e., emitem radiação espontaneamente. Por último, o hardware e o software de uma central nuclear são consideravelmente complexos de um ponto de vista tecnológico.

Se Portugal decidir construir uma (ou mais) centrais nucleares, deverá ter a capacidade de controlar cada uma dessas quatro variáveis. E aqui surge um problema. Ao contrário do que os defensores da energia nuclear preconizam, uma central nuclear não nos tornará mais independentes em termos energéticos. Acima de tudo, porque é preciso ter acesso a tecnologia e recursos humanos de que não dispomos actualmente, ou seja, numa primeira fase, será necessário importar muito do know-how. Embora isso possa ser visto como investimento, o certo é que a escala temporal para a independência se torna assim muito superior a vinte ou trinta anos. Ora, essa é também a escala temporal para podermos vir a ter melhores e mais eficientes formas de produção de energia alternativa, as quais devem ser, por motivos óbvios, as grandes apostas de Portugal. Depois, porque o processamento de fuel para a central não é independente dos mercados internacionais de urânio, ou de plutónio, o que nos tornaria dependentes de mais um mercado energético para além do petróleo e do gás natural. Por último, a gestão dos resíduos radioactivos gerados por uma central nuclear é muito complexa e está longe de ser pacífica.

in Dez Elevado a Pouco

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading