Imagem estilizada de um cravo disponÃvel na página do Instituto Camões

Pois é Paulo temos de lutar contra a carga patética das comemorações do 25 de Abril.

(…) Não deixa de ser irónico que quando se comemoram os 30 anos do 25 de Abril, a democracia portuguesa atravesse um dos seus piores momentos.
P.S. – Todavia, em vez de enfrentar os problemas reais, os líderes políticos andam entretidos a discutir se as comemorações do 25 de Abril devem ter lugar sob o signo da “revoluçãoâ€? ou da “evoluçãoâ€?… Patético.
in Bloguítica

Lanço um desafio: rever estes últimos 30 anos e identificar os momentos históricos em que a vida política portuguesa se pautou pela elevação e pelo exemplo para o futuro. O que temos a agradecer à democracia, aos nossos representantes políticos, à nossa experiência democrática?

Que situações, acontecimentos, governos ou governantes, movimentos associativos, pessoas, acções, vivenciadas e conhecidas ao longo dos últimos 30 anos poderão servir de guia, de peças para um manual de boas práticas para uma democracia mais eficaz, participada e respeitada?

Aos leitores interessados em aceitar o desafio peço-lhes que enviem por e-mail um ou dois pontos de reflexão – poucas linhas podem dizer muito – centrados nos tópicos referidos (personagens, acontecimentos, atitudes, medidas, etc) que viveram e que vos fizeram reforçar ou recuperar a crença na democracia representativa. Sugiro que usem o mail: rmbranco[at]yahoo[ponto]com

Viva o 25 de Abril! Mas deixemos o 25 de Abril concreto, daquele dia em 1974 (não faltarão ocasiões para recordar este ano), pensemos no pós 25 de Abril de 1974, no que ele proporcionou.

Naturalmente o desafio é para miúdos e graúdos, meninos e meninas, naturais ou não naturais (falo do local de nascimento…). Cidadãos com plenos direitos que passem pelo Adufe e queiram ajudar a juntar coisas boas. Notem que as opiniões visam publicação e mencionarei todos mesmo aqueles que por motivos editoriais (por repetirem situações já referidas por outros) venham a ser preteridos na publicação. Reservarei anonimato a quem o requerer.
Em princípio, a publicação far-se-á mais cerca do final do mês de Abril. Havendo quem tenha ganas de participar.

O que houve de bom nestes 30 anos de democracia?

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading