O Bilião Anti-Americano
Este fim-de-semana uma jornalista da TSF identificou uma gafe a Durão Barroso envolvendo números. Não terá sido uma gafe com o calibre do PIB de Guterres mas ficou-me no ouvido pela sofisticação, não da gafe, mas da capacidade crítica da jornalista.
Os senhores jornalistas que me perdoem mas estou tão fartinho de ver incorrecções escandalosas em jornais sempre que se entra no campo da numeração e da contabilização que a gafe me pareceu um preciosísmo.
Vamos à gafe.
A propósito do rebaptismo de um “novo” programa do Governo de incentivos à ciência e tecnologia, já apregoado por Mariano Gago ainda este era Ministro, o nosso primeiro falou numa verba total do programa de um bilião de Euros quando, na realidade, deveria ter dito mil milhões de Euros, informou a jornalista. Provavelmente, Barroso terá sido vítima de algum lapso freudiano associado ao embuste do anúncio, digo eu, ou, para ser mais simpático, terá deixado passar algum resto de aculturação à cultura americana que trouxe da sua experiência lectiva em terras do Tio Bush. Tudo isto é detalhe, o que me interessa agora é o meu espanto.
O espanto de reconhecer na jornalista a sapiência da diferença entre a norma Europeia e a Americana.
A jornalista sabia que um bilião em Portugal deveria ser um milhão de milhões e não um milhar de milhões!
Provo-me mais uma vez que ainda tenho muito que batalhar para deixar de ser um tonto injusto e preconceituoso. Uma adufada muito positiva para quem reparou na diferença.
Texto assinado pelo mais recente pseudo colaborador:
Vírgule Decimal Símbulus Europea da Silva.
January 19th, 2004 at 2:38 pm
Muito Bem Rui.
Em Portugal os jornalistas preocupam-se muito com gaffes, a de hoje era que Santana disse 50 milhões de Euros quando devia ser 5 milhões.
importante para a notícia.
January 19th, 2004 at 3:13 pm
MAIS UNS MILHÃES PARA INOVAÃÃO…. Ã SÃ AREIA PARA OS OLHOS DOS PORTUGUESES. VOU VER Ã MAIS UMAS BOMBAS A CIRCULAR PELOS NOSSOS CAMINHOS. GASTEM ANTES O DINHEIRO NO ARRANQUE DE ESCOLAS PROFISSIONAIS E DEIXEM-SE DE PALERMICES.
OS EMPRESÃ?RIOS PORTUGUESES NEM O POUCO QUE SE INVENTA SÃO CAPAZES DE POR EM PRÃ?TICA.
http://www.invento.web.pt
January 19th, 2004 at 5:06 pm
Bolas, pá. Os jornalistas não são todos iguais. Mas sei que à falta de notícia, noticia-se as gafes… Um gajo tem de apresentar trabalho ao chefe.
E seja bem vindo Vírgule Decimal Símbulus Europea da Silva. 🙂
CC
January 19th, 2004 at 6:03 pm
Ao cherne nada se pode perdoar meu amigo, quem sabe tudo e tem tantas certezas, tem mesmo de saber o o que diz.
Eu desafio todos a encontrar as gafes do Cherne.
January 19th, 2004 at 7:24 pm
Pois. Sabe sempre melhor elogiar do que criticar e para reforçar o elogio aqui fica um exemplo de uma jornalista que publicou (no Público) que o Governo anunciou um investimento de um bilião de euros em projectos de investigação científica sem sequer avaliar criticamente esse valor exorbitante.
March 14th, 2004 at 9:43 am
afasdf
April 13th, 2004 at 8:19 am
dfsdvd
April 13th, 2004 at 8:19 am
dfsdvd