Eu nem tenho palavras… Leiam, leiam e pasmem-se.
Inédito – Carruagens sem luz geram queixas
CP DEIXA UTENTES DA LINHA ÃS ESCURAS
A polÃtica de contenção de despesas parece ter chegado à CP. Desde ontem que os comboios da Linha de Cascais circulam de luzes apagadas, com o sistema de ar condicionado no mÃnimo. Conclusão: os passageiros transpiram queixas. Dizem que não conseguem ler o jornal, apesar de ser dia, pois os vidros são fumados.
Pedro Catarino
Os passageiros não percebem a razão de viajar sem luz
Paulo Conceição, 36 anos, apercebeu-se que estava escuro assim que entrou na carruagem no Cais do Sodré que o levaria a Paço de Arcos, onde esperava apanhar um belo sargo para o jantar. âApercebi-me de que estava escuro mas pensei que ligassem as luzes quando o comboio começasse a andarâ?, afirmou este pescador desportivo. Mas enganou-se. Não ligaram.
O mesmo pensou Osvaldo Sousa, 50 anos. âViajo com regularidade nestes comboios e achei estranho estarem apagados. A única vantagem que encontro para esta medida é que com as luzes desligadas está mais frescoâ?. Se o ar condicionado estivesse a funcionar normalmente não iria notar essa vantagem.
LuÃs Salgueiro, 28 anos, chegou-se para o banco junto à janela para conseguir ler um livro. A custo. âQuando apanhei o comboio das 08h00 da manhã achei realmente escuroâ?, confessou.
Um outro passageiro, que não se quis identificar, referiu que se tinha queixado a um revisor, que lhe deu razão. Mais: o próprio admitiu que âtinha dificuldade em ver as senhasâ?.
Um passageiro, que se identificou como sendo da CP, afirmou ao CM que âo maquinista se tinha esquecido de ligar as luzesâ?. Mal voltou a sentar-se as luzes acenderam-se. Manobra de diversão, porque o CM sabe que houve ordens internas para desligar as luzes durante o dia.
Nota das Relações Públicas da CP diz que âforam efectuados ensaios de material que implicaram redução de energia nas composições. Esses ensaios duraram mais tempo do que o previsto. Neste momento [15h30] está tudo normalizadoâ?. à hora que o CM abandonou a estação (17h00), os comboios ainda circulavam de luzes desligadas.