Será que é desta?

Estado e autarquias vão pagar a curto prazo 2450 milhões de dívidas
O Governo aprovou hoje medidas para pagar a curto prazo dívidas da administração central às empresas no valor de 1200 milhões de euros e das autarquias locais e regiões no valor de 1250 milhões.

in Jornal de Negócios
Por princípio parece-me uma boa tirada, sugerida aliás por vários partidos, MEP incluído. Vejamos agora os detalhes, é preciso analisar sempre os detalhes e esperar pela concretização, é que já há largos meses que se anunciou este compromisso agora aparentemente reforçado. Outra nota positiva virá se descobrirmos que esta limpeza das dívidas funcionar como base zero para nunca se voltar a um desfasamento tão grande entre a recepção dos bens e serviços e o seu efectivo pagamento. Ter um Estado bom pagador fará maravilhas pelo economia e pelas próprias práticas de gestão da coisa pública.
Entretanto nacionaliza-se o BPN.

MEPADENDA: Acabo de ter acesso a um comunicado do MEP do qual sublinho a seguinte passagem:

(…) O MEP salienta ainda que esta iniciativa do Governo deve ser acompanhada do pagamento de juros de mora pelos atrasos nos pagamentos às empresas pelo Estado. No respeito pelo princípio da reciprocidade, o pagamento pelo Estado de juros de mora às empresas deve ser feito à mesma taxa que o Estado exige às empresas quando estas se atrasam no pagamento dos seus impostos.

O MEP acredita que o forte investimento numa perspectiva positiva face ao Estado será decisivo para mudar o paradigma actual de desconfiança mútua entre o Estado e os cidadãos. O MEP defende que apenas um Estado que respeita tem toda a legitimidade para se fazer respeitar. (…)

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading