Pedia-te a tua ajuda. Tenho interesse em saber que tipo de político queres que eu seja. Interessa-me o perfil mas também o como chegaste lá ou, se nunca pensaste nisso, que o faças e que o digas.

De preferência em público, mas também pode ser em privado.

Depois gostava que pensasses quão diferente ou semelhante tu próprio te achas desse político.

O que te falta ou o que te sobra que te impeça de te poderes reconhecer como essa figura ideal de político que tens dentro de ti e que queres ver representada por outro.

A seguir gostava que pudéssemos falar sobre o assunto. Sobre o que há nessa diferença que é bom ou mau. O que é que é um problema o que é que não é.

Achas que esse político existe já? Pode existir? Já existiu? Quem? E para o teres agora, se não andar já por aí, o que teria de acontecer?

Sabendo o que pensas sobre ele, gostava de discutir isso contigo: até que ponto a tua visão pode ou não ser concretizável? Quais os obstáculos, as eventuais impossibilidades ou mesmo, em que sentido alguma característica que idealizas no político pode levá-lo a ser aquilo que no fundo queres que ele seja ou que, pelo contrário, o afaste daquilo que profundamente desejas que ele consiga para ti, para nós.

No final tenho aqui duas marretas só para o caso de tu, que estás desiludido com os políticos, teres posto o teu político de sonho no topo de um inalcançável pedestal.

Não te assustes. Partir coisas pode dar um gozo tremendo. E o entulho é sempre bom para encher umas fundações.

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading