Do Facebook de António José Seguro (9FEV2014):

A justiça deve estar ao serviço das pessoas. Não há liberdade nem igualdade sem justiça.
Temos propostas: queremos a criação de um tribunal especializado que aprecie conflitos que envolvam investimento estrangeiro. É com maior celeridade e maior segurança na justiça que se pode assegurar maior captação de investimento estrangeiro.
Também o encerramento de tribunais é o oposto do que se pretende, está a atirar-se muitos portugueses para fora do sistema de justiça. O PS discorda deste encerramento e vai suscitar a apreciação desta medida.
Assumimos com os portugueses este compromisso: quando formos governo vamos abrir os tribunais que o actual governo encerrar, devem ser os juízes a deslocar-se.
Uma solução que não aumenta a despesa, mas aumenta o acesso à justiça.”

Ler em alternativa no Público: “Seguro propõe tribunal especial para investidores estrangeiros”

1º Momento:

A proposta de Seguro, lido pelas peças citadas, para ser a de defender tribunais especiais com via verde para investidores mas apenas se acumularem uma dupla condição: elevado montante e origem estrangeira. Há bancos com produtos promocionais para novos clientes, porque não pode o Estado fazer o mesmo com a Justiça face aos estrangeiros com dinheiro? Perguntarão alguns leitores. Sublinhemos bem aquilo que é proposto: seguindo a mais recente proposta do PS, patrocinada publicamente pelo seu atual Secretário-Geral, teremos uma justiça especial que irá mesmo funcionar de forma digna (rápida e segura) mas apenas e só se dedicada em exclusivo a estrangeiros grandes investidores.
O PS, alarga a um dos pilares fundamentais do Estado de Direito, a discriminação positiva para estrangeiros com dinheiro. Agora em letra de lei, de jure mesmo, a acrescer a tantas outras situações de dualidade de facto.
Aquele provérbio sobre as boas intenções é mesmo tramado quando se lhe junta uma dose considerável de “falta de noção” e de Nação para não ir mais longe.

2º Momento:

Dizem-me adicionalmente (quem ouviu em primeira mão) que, falando aos jornalistas, Seguro colocou a ênfase no investimento estrangeiro, mas reconhece que não pode distinguir entre “nacionais e estrangeiros”.

Em todo o caso, instituir como objetivo político a consagração de dois níveis de qualidade em algo como a Justiça não lembra a nenhum líder do PS merecedor do cargo. Na minha opinião, naturalmente. 
No fundo, em concreto, defende que se crie um sistema judicial dedicado a grandes montantes de investimento (visando particularmente os estrangeiros mas incluindo outros similares por manifesto constrangimento constitucional). Já no campo abstrato diz umas coisas vagas sobre ser necessário combater “interesses e corporações”. “Combate-se” criando um subsistema ao lado? É uma opção muito habitual em Portugal. Algo que devia ser uma exceção está tão enraizada como “solução” que justifica a proliferação de estruturas e do desperdício. Podia até não ser o caso, mas insere-se numa tradição preocupante.

Mas qual é o problema da Justiça em Portugal em relação aos investimentos? O problema é que afasta investimento estrangeiro, nacional, grande, médio e pequeno. Tenho imensas dificuldades em justificar decentemente que um político num Estado de Direito se oriente de forma tão enviesada para uma fração de um mesmo problema. 
O que se segue? Hospitais especiais para reformados estrangeiros, para estrangeiros com o visto dourado e para nacionais com imóveis que valham pelo menos meio milhão de euros para disfarçar a desigualdade de tratamento por via da nacionalidade?

Se é o máximo que Seguro se propõe fazer, ou, pelo menos, a primeira ideia concreta que tem sobre como enfrentar o problema da justiça e do investimento estrangeiro, estamos bem tramados. Já temos PINs e quejandos para estimular com discriminação positiva. Há imenso a fazer na desburocratização que este governo tem, aliás, ampliado em muitas áreas. Mas em áreas basilares da nossa democracia, como o acesso à Justiça, não consigo defender que a igualdade de acesso à qualidade e celeridade seja embutida no próprio desenho além daquilo que ele já tem hoje de jure e de facto.

Se Seguro acha que esta especialização (no fundo requalificação de juízes e mais recursos ?) é solução, então que especialize tudo para todos terem acesso a uma justiça melhor. Não venha é proclamar isoladamente (e nos termos em que o fez) uma aposta especial para um grupo muito singular. Qualquer pessoa que esteja a imaginar um investimento no país que fique abaixo do limiar a definir o que fica a pensar?

É o que eu digo, “Um país, dois sistemas”. No mínimo surpreendente vindo do líder do Partido Socialista.

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading