ABRANTES.Este Museu, Não!Quanto Antes!

adufeabrantesmuseu1.jpg 

Do Arqto António Castelbranco, recebi o seguinte comentário:

Gostei muito deste seu comentário – que encontrei por acaso aqui há tempos – sobre este exagero démodé da arquitectura moderna, que pretende ser o futuro museu ibérico (que, diga-se de passagem, é uma óptima ideia). Todavia, a sua escala, o seu enquadramento na paisagem e a sua integração no tecido urbano do centro histórico de Abrantes são claramente excessivos. É urgente repensar a integração deste projecto, antes que este seja objecto de aprovações burocráticas. Mas, ou muito me engano ou a malta por aqui anda toda distraída… ou, se calhar, acham bem a proposta tal como está… eu não.
Cumprimentos
ACb

adufemuseuiberico2500x500.jpg

Transformar este comentário, só agora chegado, num post, é, como se calcula, um privilégio, por vir de quem vem. Os abrantinos sabem de quem falo. Tive acesso, através do site da câmara, à maquete. O pesadelo aumenta na proporção do “pedregulho acqbático” assim, agora, visto. Ou seja, aquele que é o grande desafio para o autor – criar ruptura com a harmonia da paisagem – é o grande temor e, se quisermos, o grande tremor para todos quantos adoram Abrantes. Distanciado do que por ali se passa, mas, creio, em processo de reaproximação a uma cidade a que, também, despretensiosamente, acho que dei o meu melhor, quando pude, não posso ficar indiferente aos apelos para que o assunto não morra no segredo de uma qualquer agenda eleitoral. Estou muito à-vontade para dizer o que digo. Por isso, ao publicar a maquete, o que se pede, no mínimo, é que a dita tivesse um outro enquadramento, o tal que a todos os que gostam de Abrantes nos faz tremer, o tal que demonstra o monstro que esta encerra e…não mostra.

Por favor, rolem o pedregulho pela encosta abaixo. Quer dizer, este pedregulho de papel, pois para estragos já temos quanto baste.

Muito obrigado, senhor arquitecto. Disponha deste espaço como entender.

antónio colaço

3 thoughts on “ABRANTES.Este Museu, Não!Quanto Antes!

  1. mais1

    A chamada arquitectura estilo Internacional.

    A mesma senha dos futuristas:

    Violentar o Futuro, por decreto, ou por obra de fachada.

    Já é tempo dos Cidadãos dizerem “Não!” aos “messias” de meia-tigela…

    Reply
  2. antonio castelbranco

    Carissimo ABrantino ( com “A”grande!)

    Imagine que só agora vi a sua resposta à minha mensagem,
    Pois é tenho desde essa altura feito uma cruzada bastante sózinho para chamara atenção da malta, porque o que faz falta é avisar a malta (como dizia o outro!)
    Em todo o caso está decorrer uma petição on-line para repensar este “pedragulho” por favor mande para os seus contactos

    http://www.gopetition.com/online/28923.html

    URGENTEMENTE! Obrigado

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.