Muito se tem discutido o silêncio na política neste período de férias. Terá Manuela Ferreira Leite sido demasiado silenciosa? Terá o lider da grupo parlamentar do PSD sido demasiado prolixo? Tudo questões de alto relevo para o futuro da nação.

E que tal um pouco deste outro silêncio para começar uma reflexão:

“Num processo que se tem vindo a arrastar, o Estado angolano bloqueou os vistos de entrada aos jornalistas portugueses da SIC, Expresso, Visão, Público e Rádio Renascença, que pretendiam cobrir as eleições desta 6ª feira.

Tratando-se de um Estado com quem Portugal tem relações privilegiadas e que integra connosco a Comunidade de Países de Língua Portuguesa, tal gesto corresponde a uma atitude hostil inaceitável, não só em relação aos meios de comunicação social referidos, mas também em relação a Portugal.

As relações com Angola constituem um activo relevante para os interesses nacionais. São conhecidos os interesses estratégicos, políticos e económicos de Portugal na relação com este país africano. Mas mal vai um País que não reage perante gestos inamistosos, particularmente vindos de um País amigo.

Assim, o MEP defende que o Governo português, através dos canais diplomáticos próprios, deve apresentar uma nota de protesto junto do Estado angolano, pela recusa do visto aos jornalistas portugueses. Se não o fizer, estará a pactuar com uma atitude inaceitável em relação a Portugal e a instituições portuguesas.

in MEP.

ADENDA: A ler também “E sobre Angola, depois de tudo o que se disse, é isto.” num dos mais Mepianos blogues da vizinhança.

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading